REDAÇÃO
O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, devido à morte de Zumbi dos Palmares. Mas mês inteiro é dedicado a relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. Com este objetivo acontecem na cidade de Goiás diversas ações que marcam o mês da Consciência Negra.
A UCAPRA – União da Capoeira Angola Pró-Adolescente, por exemplo, terá uma programação, feita em parceria com os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia do Campus Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Toda terça-feira e quinta-feira do mês de novembro a roda de capoeira do grupo será seguida por exibição de filmes ou diálogos comandados pelo professor da UFG Silvio Carlos. A programação acontecerá na sede da UCAPRA, Rua Professor Alcides Jubé, nº86.
Unificada
A Prefeitura de Goiás, através da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade e Equidade Étnico-Racial, também realizará diversas ações neste mês.
A pasta promove uma programação unificada em parceria com as secretarias de Educação, Cultura, movimento negro de Goiás, UFG, IFG, Quilombo Alto Santana, Museu da Memória de Goyaz, entre outras instituições.
Conforme o secretário de Políticas de Promoção de Igualdade e Equidade Étnico-Racial, Lázaro Ribeiro, a programação foi debatida e construída de forma colaborativa em reunião na Câmara Municipal no último dia 24/10.
“Será um mês de atividades por toda a cidade. Cada instituição de ensino vai propor ações para discutir e promover o combate e ações efetivas contra o racismo”, explica o secretário.
Entre as ações acontecerá o “Cine Negro”, que trabalhará as questões étnico-raciais por meio de projeções de filmes e debates com os alunos das Redes Públicas de Ensino Municipal e Estadual nos dias 13 e 14 no Teatro São Joaquim.
Acontecerão ainda palestras do projeto Aquilombar-se, da Cia Express’arte, oficinas de arte, show, apresentações de grupos de capoeira, samba de roda, Concurso de canto: Vozes Negras.
No dia 19, ocorrerá ainda a “Virada da Consciência” no Mercado Municipal. E para comemorar o dia da Consciência Negra, as atividades serão todas no Quilombo Alto Santana.
A programação completa estará disponível nas redes sociais.