Evento foi criado com o objetivo de unir os municípios que realizam a festa em louvor ao Divino Pai Eterno, para que todos possam conhecer as coroas de cada cidade
RARIANA PINHEIRO
Os 190 anos da chegada da coroa original do Divino Espírito Santo na Cidade de Goiás, doada por Dom Pedro I, em 1834, serão marcados por um evento especial, pois o município será sede do VIII Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo pela primeira vez.
O evento vai acontecer no dia 28 de abril reunindo cidades que possuem a coroa em honra ao Divino Espírito Santo. Estão confirmadas a presença de municípios, como: Jaraguá, Niquelândia, Pirenópolis, Pilar, Interlândia e Crixás.
De acordo com um dos organizadores do evento, Vinícius Campelo, que é também Provedor da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, a programação contará com abertura com café da manhã na Praça de Eventos. Depois, serão realizados cortejos de todas as cidades participantes, indo em direção ao Santuário do Rosário, onde acontecerá a missa solene.
“Ao final, vai acontecer também o sorteio da próxima cidade a receber o evento, que será seguido por um almoço festivo e diversas apresentações culturais de cada cidade”, explica.
O evento foi criado em 2014, em Jaraguá, pelo casal Zeca e Simone. Desde então, tem sido realizado a cada ano em uma cidade diferente. Já foi recebido em Niquelândia, Pilar de Goiás, Pirenópolis e Interlândia.
Zeca Imperador explica que o encontro foi criado com o objetivo de unir os municípios que realizam a festa em louvor ao Divino Pai Eterno para que todos possam conhecer as coroas de cada cidade. Segundo ele, o encontro é realizado anualmente perto das festas do Divino e “cada um traz sua coroa e as cidades que não tem coroa tem cavalhadas, tem cedro, tem folia, mas todas participam”.
Foto: Reprodução/Facebook