Pode ser que uma nova possibilidade de ensino seja introduzida na Cidade de Goiás. Em entrevista à rádio Nova Fogaréu, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel disse que há o interesse em trazer para Cidade de Goiás o Programa de Gestão de Escolas Públicas do Sesi.
“Esta parceria dá um upgrade na educação municipal e o prefeito Aderson Gouvea ficou interessado em conhecer esta educação e conversamos sobre a possibilidade de fazer esse convênio”, disse Sandro Mabel.
O projeto Sesi de Gestão de Escolas Públicas é uma experiência inédita que é desenvolvida com sucesso desde janeiro de 2022 em Alto Horizonte. Na cidade, o prefeito do município Luiz Borges entregou ao Sesi Goiás a gestão administrativa e pedagógica do Colégio Municipal Professor Divino Bernardo Gomes, até então uma escola militar.
Dentro dos propósitos deste projeto está o de preparar profissionais para a indústria do futuro, elevar a qualidade da educação básica da rede pública e diminuir o abismo tecnológico na educação entre o interior do estado e a capital.
Negociações
Ao que tudo indica, a parceria deve acontecer. Em conversa com a Nova Fogaréu, o prefeito Aderson Gouvea sinalizou que as negociações com o Sesi estão adiantadas.
“Queremos preservar nossa história, mas também preparar os vilaboenses para o novo. Queremos valorizar a educação e fazer com que gere aprendizagem e que consiga acompanhar o tempo atual”, explica.
Por trazer essa modernidade, o prefeito acredita que a metodologia da escola administrada pelo Sesi possa fazer diferença na educação da cidade. “Eles têm a metodologia do ensino trilíngue e valorizam a questão tecnológica. Quando você tem uma escola que trabalha a questão da robótica, das sala makers (espaços de criação com diferentes maquinários e ferramentas), traz a escola para atualidade”, argumenta.
Foto: Brasil Escola