É tempo de homenagear São Cosme e Damião, santos queridos em diferentes religiões. Na Igreja Católica, as celebrações acontecem nesta quinta-feira (26). Já nas religiões de matrizes africanas, a data é festejada nesta sexta-feira (27).
Para celebrar os santos, devotos do Brasil afora realizam a distribuição de doces para os pequenos. Na Cidade de Goiás, o professor Rafael Lino mantém este costume há nove anos. Ele arrecada guloseimas, organiza em um pacote e faz a distribuição dos doces entre os bairros da cidade, sempre no dia 27 de setembro, após às 18h.
A ação, que começou de forma tímida, hoje arrecada grande quantidade de doces e são necessárias duas caminhonetes e um carro para acomodar todos os pacotes açucarados que já são aguardados pela criançada. “Muitas crianças ficam nos esperando nas ruas. Pretendemos entregar 300 pacotinhos de doces este ano”, promete o professor.
A distribuição das guloseimas ocorre em pontos específicos da cidade. (veja todos os pontos abaixo). “É um momento muito bonito em que os devotos de São Cosme e Damião, independentemente da religião, se unem para levar alegria e propiciar um momento lúdico às crianças”, diz Rafael Lino.
Mas, para fazer a felicidade dos pequenos, o professor explica que sempre conta com a ajuda dos vilaboenses, através de doações. Os interessados em ajudar, podem fazer doações e são aceitas guloseimas como: balinhas, bebida achocolatada, suspiros, maria-mole, refrigerante caçulinha entre outros.
As doações podem ser entregues na casa do professor, que está localizada na Praça do Moreira, n° 28. Serão aceitas doações até esta sexta-feira (27) antes das 18h. As pessoas podem contribuir também através do PIX 81990740197 (CPF).
*Veja o cronograma de distribuição que começa a partir das 18h:
– 1ª parada: Tempo Novo – Rua Santo Antônio, depois seguirá para a Avenida principal e por último passará pela Terceira Etapa do Tempo Novo.
– 2ª Parada: Setor Papyrus, na Praça do Bacalhau, de frente ao Cmei.
– 3ª Parada: Setor Vila União – Final da Rua 3, perto das Chácaras.
– 4ª Parada: Alto Santana – Praça Principal, próxima à Lavanderia.
Foto: Arquivo pessoal