Eventos, Notícias

Novena e Festa de Nossa Senhora do Rosário completa 290 anos

Evento teve como destaques pregações, rezas do terço, participação de crianças e a encenação do Congo Vilaboense

 

Segundo vários fiéis do catolicismo, a Novena e Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada no período de 27 de setembro a 6 de outubro, foi uma das mais piedosas que já aconteceram em Goiás.

A parte religiosa preparada pelo Frei Cristiano, Reitor do Santuário do Rosário, demonstrou o zelo e, acima de tudo, a piedade ao Rosário e a Nossa Senhora. As pregações feitas pelos padres convidados evidenciaram sempre a piedade e principalmente a oração.

Seguindo o filósofo e teólogo Rafael Lino, o Rosário aparece como uma prática mística de contemplação dos evangelhos que já salvou a humanidade de guerras e períodos tenebrosos.

“Observei que os fiéis e o povo da Cidade de Goiás se acharam receptivos ao convite milenar da contemplação dos mistérios do Santíssimo Rosário. Antes das celebrações, a reza do terço preparava os fiéis para o momento eucarístico que seria vivido naquele dia e para a pregação dos padres convidados para celebrarem e, claro, fazerem a homilia do dia”, observa Rafael.

Foram destaques da festa as pregações, rezas do terço, o envolvimento das equipes de liturgia, e a participação das crianças na Coroação de Nossa Senhora, o excelente trabalho desempenhado pelo maestro Sebastião Curado e pelo Coral que abrilhantaram as celebrações. Os cantores que animaram as celebrações e os cantores presentes na parte social da festa.

A cultura e a religiosidade popular foram também figuras importantes e fortes nessa festa. A encenação do Congo Vilaboense, um auto religioso encenado desde sempre pelos africanos em diáspora e seus descendentes que devotam a Nossa Senhora do Rosário, foi um dos pontos altos da festa. O Congo vem como fator de religiosidade e resistência e encenou mais uma vez a batalha entre Mouros e Cristãos protagonizada por integrantes da Real Família do Congo de Sr. Zezé de Arruda.

Para o ato de coroação, foram mais de 15 crianças vestidas de anjos, fora os toucheiros, floristas e a corte que coroou Nossa Senhora fazendo a Cidade de Goiás voltar no tempo como a muito não se via. “Trabalhar com o imaginário religioso de um local é antes de tudo um ato de respeito antropológico pois lidamos com o imaginário daqueles e daquelas que nos precederam na produção da fé e na produção de cultura”, pontua Rafael.

O encerramento da festa contou com uma majestosa procissão no Domingo, com a organização da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos da Cidade de Goiás.

A festa experimentou também o ressurgimento da Confraria do Santíssimo Rosário que desde o fim da década de 1960 não admitia novos associados. Dia 29 de Setembro deste ano houve a admissão de novos associados na confraria. Fundada nos anos de 1400 pelo Beato Alano de La Roche, a Confraria prega somente a difusão do Rosário, pois segundo os confrades é através do Rosário outras graças nos chegam. A Confraria da Cidade de Goiás é a segunda mais antiga do Brasil em funcionamento e conta, no Santuário do Rosário da Cidade de Goiás, com mais de seis mil inscritos de todo Brasil pelo site disponível na internet.

“Pude ajudar na confecção das medalhas e fitas costuradas pela Neila que doou seu serviço assim como muita gente doou esforços e eu pude ir costurando uma por uma cada medalha em cada fita pra Nossa Senhora. E fiquei muito feliz. O relato ao leitor pode parecer muito intimista da minha parte e é mesmo. Ali fui não só o professor observador e cientista religioso, mas fui também participante. Tenho o privilégio de ter esses dois momentos, esses dois olhares, esses dois locais de observação e de fala. Voltando a Confraria, essa abre as portas de inúmeras Graças espirituais pra quem reza o Rosário em intenção das necessidades de seus membros. Se você deseja entrar é só procurar nossa página na internet, fazer sua inscrição e esperar instruções. Em festas de Nossa Senhora em solenidades, novenas você recebe suas insígnias e diploma”, informa Rafael.

Em 2024, foi realizada a 290ª edição da Novena e Festa de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja do Rosário celebrou também os 90 anos de sua elevação como Santuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *