Debate foi transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Nova Fogaréu TV e contou com quase 800 visualizações em tempo real. Também pôde ser ouvido pelas ondas da 99,7 FM
ELEIÇÕES 2024
Um momento de democracia e de discussões sobre os maiores dilemas da Cidade de Goiás aconteceu no dia 3 de setembro na realização do primeiro debate da Rádio Nova Fogaréu das Eleições 2024. O encontro reuniu os candidatos a prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea (PT), Dr. Elber (União Brasil) e Cesinha da Ambulância (PSDB), na sede da OAB-Cidade de Goiás.
O debate foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Nova Fogaréu TV e contou com quase 800 visualizações em tempo real. Também pôde ser ouvido pelas ondas da 99,7 FM. A conversa foi mediada pelo diretor de jornalismo da Nova Fogaréu, Alex Pereira, e cerca de 12 pessoas trabalharam na produção.
Os candidatos debateram por cinco blocos, durante cerca de 2h de transmissão. A conversa, embora em alguns momentos tenha sido acalorada, manteve tom respeitoso e democrático. No primeiro bloco, cada candidato teve dois minutos para se apresentar e cumprimentar eleitores.
No segundo, houve sorteio de perguntas livres. Dr. Elber respondeu questionamentos sobre saúde no qual ressaltou a precariedade dos postos de saúde nos distritos, sobretudo da Colônia de Uvá. Outra questão sorteada para o candidato foi sobre o apoio aos pequenos e micro empresários.
“Vou investir no pequeno e microempresário com políticas públicas adequadas para desburocratização do sistema com escolas de empreendorismo, que sejam não apenas no Sebrae. Teremos uma secretaria específica para o microempreendedor”, prometeu.
Já Cesinha respondeu perguntas sobre infraestrutura e prometeu estradas em condições de trafegabilidade o ano todo na zona rural e urbana. Ele respondeu ainda perguntas sobre desenvolvimento social.
“Para atrair novas empresas, o gestor tem que trabalhar planejamento, doar terreno para grandes e pequenos empresários e fazer a isenção impostos. Sem esse incentivo, o empresário não vai investir e o jovem precisa trabalhar”, argumentou.
Coube a Aderson Gouvea responder questionamentos sobre turismo. Na sua resposta, argumentou ter criado uma pasta própria para o setor.
Ainda segundo o prefeitável, a cidade está pronta para comemorar seus 300 anos e desenvolver todo seu potencial turístico e econômico e, por isso, atraiu iniciativas como Sesc.
O candidato também respondeu perguntas sobre como irá resolver o problema das enchentes e dos imóveis interditados nas proximidades do Mercado Municipal. “Estamos buscando fazer a preservação das nascentes e negociando com os comerciários do Mercado lotes em outras áreas para que cedam aquela área e o Rio Vermelho possa ter maior vazão. Assinamos termos entre Semad e Saneago de proteção do rio. Até 2027, não haverá esgoto no Rio Vermelho”, salientou.
Quente
A parte mais acalorada do debate aconteceu no terceiro bloco, com as perguntas diretas entre os candidatos. No debate entre Dr. Elber e Cesinha, o candidato da União Brasil, se exaltou ao responder perguntas sobre a dificuldade de aprovar projetos na última gestão como vereador e se realmente trabalhou no Hugo. “Não tenho que dar satisfação sobre minha escolaridade”, esbravejou Cesinha, após troca acusações entre os candidatos.
No debate entre Aderson e Dr. Elber a saúde foi o tema principal. Aderson aproveitou para dizer que investiu neste governo 30% em saúde, segundo ele o dobro do que é exigido. “Conseguimos salvar vidas na pandemia e temos uma rede de especialistas que há anos não tínhamos. Nós mantivemos o convênio e o respeito com Hospital São Pedro. São R$ 480 mil que repassamos para o hospital mensalmente”, argumentou.
O candidato Dr. Elber rebateu: “Nós vemos que a saúde que o candidato do PT coloca, não é a mesma que nós vivenciamos. Nosso projeto busca elementos onde estão os gargalos dos nossos problemas. Até poucos dias não nascia um vilaboense. Sou candidato por isso e quero fazer um governo para todos”.
Por último, houve o debate entre Aderson e Cesinha, no qual o atual prefeito questionou sobre as continuidades das secretarias que criou como a pasta das Mulheres e da Igualdade racial. “Sou do povo e vou fazer uma gestão com amor”, ressaltou.
Entidades
No debate, houve perguntas feitas por diversas entidades da Cidade de Goiás, como a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), a Diocese de Goiás e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás, que questionaram questões como segurança nas escolas, esvaziamento do Centro Histórico, construção de chácaras em áreas de preservação.
“Trabalhamos muito para trazer um debate isento para que as pessoas possam escolher as melhores propostas para Cidade de Goiás. Acredito que foi um momento ímpar da democracia vilaboense”, analisou o diretor de jornalismo da Nova Fogaréu, Alex Pereira.