ALEX PEREIRA
O projeto Diálogos Musicais do mês de novembro traz à cidade de Goiás o espetáculo Visões Espanholas apresentado pelos músicos Hélenes Lopes e Sérgio Paiva, no dia 25 de novembro. Na primeira parte, obras dos compositores espanhóis, Fernando Obradors (1876 – 1946) e Manuel de Falla (1876 – 1946). Na segunda parte da apresentação, a dupla irá brindar o público com obras do consagrado compositor italiano, Giuseppe Verdi (1813 – 1901).
Os músicos farão duas apresentações, uma às 17h, na Associação Mulheres Coralinas, e outra às 21h30, no Instituto Biapó, que continua às 23h e sai do Largo do Rosário para as ruas da cidade, compondo a série “Um Luar, Um Violão, Uma serenata”. A atividade apresenta repertório de clássicos do cancioneiro popular em percurso pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial. A curadoria é de Marlene Vellasco.
A série é realizada pelo Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina, Comissão do Tricentenário da Cidade de Goiás e Rádio Nova Fogaréu e conta com a curadoria da pianista Andrea Teixeira.
Os músicos
HÉLENES LOPES
Natural de Conceição do Araguaia – PA e tenor de destaque na lírica nacional, foi vencedor 1° Concurso Internacional de Canto de Goiânia e do Prêmio Adriano Pinheiro do 1° Festival Internacional de Ópera de Goiânia em 2018.
Foi Solista na “Messa da Requiem” (Verdi) com a Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica do Espírito Santo, “Cristo no Monte das Oliveiras” (Bethoven) com a Sinfônica de Goiânia, “9ª Sinfonia” (Bethoven) com a Sinfônica de Campinas, Filarmônica de Goiás e com a OSJG e “Te Deum” (Bruckner) com a OSGO, além de concertos com diversas orquestras do Brasil. Integra desde 2001 o Coro Sinfônico de Goiânia. Integra desde 2001 o Coro Sinfônico de Goiânia.
SÉRGIO DE PAIVA
Mestre em Performance Musical, Bacharel em Piano e Licenciado em Educação Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Sérgio é Pianista Correpetidor dos cursos de Graduação em Música da EMAC – UFG e regente dos coros Gradiva e TCE – GO.
Atuou como pianista correpetidor no Coro Sinfônico de Goiânia. Foi professor dos cursos Licenciatura em Música e Técnico em Música no Instituto Federal de Goiás e professor substituto de Acompanhamento em Piano na EMAC – UFG.