Destaques, Notícias

Mostra fotográfica mostra longa jornada dos alemães em terras goianas

Pesquisador abrirá neste mês mostra fotográfica na qual conta a história de lutas da chegada dos alemães no estado durante Primeira Guerra Mundial.

O historiador e escritor Matheus Nunes é um jovem de 23 anos que sabe valorizar o passado e ressignificar o futuro. Após pesquisas para o livro “Matrinchã Nossa História”, que está em desenvolvimento, conheceu a família Herwig e se encantou com a história de bravura e luta dos imigrantes alemães em Goiás.

“Desde quando entrei em contato com a história do povo alemão, senti a necessidade, como pesquisador, de dar mais visibilidade à Colônia de Uvá e trazer a Família Herwig como referência na fundação do povoado em uma terra tão diferente de suas origens”, conta.

Com ajuda da família alemã, teve acesso a fotos quase centenárias e bastante preservadas. E, parte do resultado de suas pesquisas, ele vai mostrar a partir do dia 20 de outubro, com a exposição fotográfica “Os Alemães em Goyaz – Família Herwig”, que está prevista para ficar em cartaz por 15 dias.

A compilação, da qual Matheus assina a curadoria, traz 26 fotografias, em que faz um recorte da chegada dos imigrantes.  “A mostra aborda temas como o pioneirismo da família Herwig na fundação de Colônia de Uvá. O modo de vivência dos alemães, festividades carnavalescas, entre vários outros assuntos”, conta Matheus Nunes.

Entre as fotografias da mostra, ele destaca, por exemplo, a do grupo de militares durante a Primeira Guerra Mundial, na qual mostra o pioneirismo de Gustav Herwig. “Outra foto que me chama muito a atenção é da família Herwig reunida na Colônia de Uvá e aparece a arquitetura da casa estilo europeia e as mulheres e crianças na lavoura nas décadas de 1920/1930”, detalha o pesquisador.

O pesquisador

Natural de Matrinchã, Matheus Nunes, por ser apaixonado em história, diz sentir-se também vilaboense. É membro de diversas instituições culturais e é Presidente do Ponto de Memória Matrinchã Nossa História. Também atua como servidor público da Prefeitura Municipal de Matrinchã, na Secretaria de Cultura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *