Cidades, Destaques

Em novembro, saúde do homem é o foco

Foto: Divulgação/Agência Brasil

REDAÇÃO

Se o mês passado foi marcado pelas ações do Outubro Rosa, movimento que busca conscientizar as mulheres em relação à prevenção contra o câncer de mama, agora o foco está nos homens, com o Novembro Azul, campanha mundial de combate ao câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de aumentar a possibilidade de cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.

O exame, para muitos homens, é constrangedor, mas é através dele que o médico consegue avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Mais amplo

De acordo com a diretora de promoção à saúde, Ellen Rodrigues, o Novembro Azul na Cidade de Goiás, além do câncer de próstata, pretende trazer uma discussão ampla, algo semelhante com o que aconteceu no Outubro Rosa.

“Novembro Azul vem com uma temática mais ampla que seria a saúde do homem no geral, como de prevenção de câncer de próstata, de conscientização para evitar acidentes, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre várias outras doenças”, explica.

Nesse intuito, no próximo dia 9, acontece a Quinta Feira Azul, que vai levar ações de conscientização para a saúde do homem na feira do Agricultor, no João Francisco.

No local vai haver aferição de pressão, verificação da taxa de glicemia, vacinação e presença da Zica Cerradão e Tonho Mosquiteiro.

O horário estendido da UBS Luia, que acontece todas às quartas-feiras, das 14h às 20h, neste mês vai incentivar as consultas para homens, que podem ser agendadas no telefone (62) 3371-7712 ou de forma presencial.

Como fazer exame de próstata?

Como todo atendimento de saúde pública na cidade de Goiás, os pacientes são encaminhados para a Atenção Primária. Logo, os homens que possuem mais de 40 anos e desejam fazer os exames preventivos para o câncer de próstata, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Na consulta, o médico vai fazer a avaliação e pode encaminhar o paciente para o urologista. “Nós temos urologista no município e temos o PSA, que pode ser feito pelo SUS.         O urologista atende uma vez por semana, geralmente sexta-feira, na parte da manhã”, explica Ellen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *