A caminhada de fé dos carreiros para a Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade foi acompanhada pelo cineasta, morador da cidade de Goiás, Pedro Diniz. Sua jornada neste universo resultou no documentário “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois em romaria para Trindade”.
A produção foi lançada na última terça-feira (24), no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), em Goiânia. Porém, durante a festa de Trindade, o documentário será exibido ainda no Cine Padre Jesus Flores, também conhecido como Cine da Afipe, em Trindade. Nos dias 25 e 28 de junho, será exibido às 19h, e no dia 6 de julho, às 10h.
O documentarista Pedro Diniz acompanhou os carros de bois durante cerca de uma semana, dividindo com carreiros a experiência de cruzar o cerrado rumo às celebrações na Cidade Santa. “A experiência de acompanhá-los é única e mostra que temos tradições ainda muito vivas, sendo passadas de geração em geração, nos rincões do sertão cerratense de Goiás”, comenta.
A peregrinação de homens e mulheres carreiros para a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, é uma tradição antiga, iniciada ainda no século XIX. Desde 1989, a chegada dos carreiros se dá numa quinta-feira, que é quando acontece anualmente o Desfile dos Carros de Boi, após a viagem dos devotos e seus carros de bois por dias, nas estradas do interior goiano.
Na película, o cineasta Pedro Diniz explora a relação íntima de homens, mulheres e crianças com a fé, neste momento que significa união e diversão para tantos goianos.
O documentário “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois” foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.
Foto: Pedro Diniz/Altosplanos