Cantora foi a primeira atração nacional da festa. Ela se apresentou no dia 5 de novembro, após tarde de rezas, cantorias e, claro, muita comida.
Uma manifestação de fé, tradição e muita fartura. Assim pode ser definida a tradicional Folia de Reis de Mirandópolis, distrito de Mossâmedes, que está localizado a cerca de 37 km da Cidade de Goiás. Em sua 70ª edição, a festa mostrou ainda mais vigor e contou com a sua primeira atração nacional: a cantora Naiara Azevedo.
A festa, que aconteceu no dia 5 de dezembro, é realizada pelo festeiro, além de 40 casais, e conta com apoiadores de diversos setores, como a prefeitura de Mossâmedes, que foi responsável pelos shows e estrutura da festa.
A celebração começou ao final da tarde com a chegada da folia e a entrega da coroa ao novo festeiro. Depois, foi servido o tradicional jantar com muita fartura e possibilitado por doações da comunidade. Foram usados cerca de 150 kg de arroz, 60 kg de macarrão, 14 vacas e 12 porcos para o preparo das refeições.
“A bonita Folia de Mirandópolis é um momento de confraternização e religiosidade da nossa comunidade. O jantar sempre é feito por voluntários que durante uma semana preparam a tradicional comida de folia para milhares de pessoas com muito carinho e devoção aos Santos Reis”, contou a prefeita de Mossâmedes, Marta Caetano.
Fortalecimento
Após as comilanças e cantorias aconteceu o esperado show da cantora Naiara Azevedo, que é uma das precursoras do famoso feminejo e agitou o público com sucessos a exemplo de “50 Reais”.
Com a presença da artista, o evento que tem o costume de receber cerca de 3 mil pessoas, desta vez a estimativa é de que aproximadamente 5 mil pessoas passaram por Mirandópolis, cuja população conta com cerca de 200 famílias.
Conforme a prefeita Marta Caetano, que assumiu a gestão do município no último dia 1º de janeiro, um dos focos de sua gestão é fortalecer cada vez mais a Folia de Mirandópolis.
“Estamos, inclusive, criando uma associação para a festa e organizando um acervo com documentos, fotos e vídeos”, adiantou a prefeita.