Muita gente aproveita os fins de semana para mudar a rotina e viajar para outra cidade. Mas, antes de sair de casa, é preciso adotar alguns cuidados básicos que podem evitar dores de cabeça no retorno.
De acordo com a executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Suzane Caires, uma das orientações mais importantes é desligar os eletrodomésticos da tomada e, no caso de quem vai passar mais tempo fora, até mesmo desligar o disjuntor principal da residência.
“Esse hábito previne acidentes e ainda evita desperdício, já que muitos aparelhos consomem energia mesmo quando estão em stand-by, como televisores, computadores, carregadores e micro-ondas”, orienta.
Outra recomendação é ajustar a temperatura da geladeira. “Se a ausência for longa, reduza a intensidade do resfriamento ou, em casos de viagens superiores a 15 dias, esvazie e desligue o equipamento”, explica.
Para quem precisa deixar alguma luz acesa, o uso de temporizadores é a melhor alternativa. O dispositivo permite programar horários específicos para que as lâmpadas sejam ligadas ou desligadas automaticamente, evitando gastos desnecessários.
“É importante checar se o ar-condicionado está desligado. Se houver necessidade de manter algum sistema ligado, programe para o consumo mínimo”, conclui Suzane.