A chegada de uma frente fria vinda do Sudeste, em encontro com as altas temperaturas, trouxe fortes chuvas ao estado, que estava em período de estiagem. Na noite da última terça-feira (23), uma tempestade causou destruição em diversos pontos da cidade de Goiás.
A chuva ocorreu por volta das 20h e, durante cerca de uma hora, foram registrados aproximadamente 26 milímetros de precipitação. Embora não seja considerado um volume intenso, o agravante foi a presença de fortes rajadas de vento.
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, os ventos chegaram a aproximadamente 80 km/h.
A ventania causou diversos estragos na cidade. Na Lanchonete Pão Com Ovo, localizada na Avenida Deusdete Ferreira de Moura, próximo à UEG, uma árvore de grande porte caiu e destruiu a tenda do local. Segundo um dos proprietários, o prejuízo foi de cerca de R$8 mil.
Outra árvore caiu sobre a rede elétrica na Rua Senador Caiado, próximo à Saneago. Houve ainda registro de uma árvore que atingiu um carro, nas proximidades da Praça do Bacalhau, e outra que caiu na Rua Contorno, próxima ao Colégio Asas de Liberdade (Quilombinho).
Telhados de diversas casas foram danificados, como o prédio do Cotec – Goiandira Ayres do Couto, na saída para Jussara. Os ventos também destruíram uma tenda na UFG – Câmpus Areião.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, desde a manhã desta quarta-feira (24) uma força-tarefa atua na retirada das árvores caídas e na limpeza das ruas.
O secretário interino da pasta, Gustavo Cintra, informou que muitas fachadas de lojas também foram destruídas pelo temporal.
Segundo a Equatorial Goiás, cerca de 100 ocorrências emergenciais de falta de energia foram registradas entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta-feira (24). “Se ver um fio caído, afaste-se. Não tente removê-lo para passar e nem toque em postes ou árvores derrubadas”, orienta o gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Goiás, Danilo Fernandes.
Mais chuvas
Conforme o Cimehgo, a frente fria deve perder intensidade no final de semana, mas até esta quinta-feira (25) ainda há possibilidade de chuvas em formato de tempestade.
Recomendações de segurança
O Cimehgo reforça cuidados importantes para a população em caso de temporais:
- Evite deslocamentos desnecessários durante períodos de chuva intensa;
- Não atravesse ruas alagadas ou áreas inundadas;
- Evite campos abertos e não se abrigue sob árvores;
- Desconecte aparelhos elétricos;
- Atenção às condições de moradias em encostas e áreas sujeitas a alagamentos;
- Tenha lanternas, pilhas e carregadores auxiliares em caso de interrupção de energia;
- Não se abrigue em locais com postes ou cabos de energia.
Fotos: Marielly Silva, Orlando Sá, Rariana Pinheiro