Notícias

Santuário do Rosário vai receber ciclo de Concertos de Órgão a partir deste sábado (1) com performances dos musicistas Flávio Gabriel e José Luís de Aquino

Após ter passado por reformas, o primeiro órgão de tubo do estado, que está no Santuário do Rosário, será a estrela do projeto Laudate Dominum – Ciclo de Concertos de Órgão.

 

Neste sábado (1) a série vai começar com Concerto de Órgão e Trompete, às 18h, que trará os musicistas Flávio Gabriel (trompete) e José Luís de Aquino (órgão).

 

José Luís de Aquino realizou seus estudos de órgão com os Professores ngelo Camin e Gertrud Mersiovsky. Em Paris, estudou com a organista Suzanne Chaisemartin e é Mestre em Música – Órgão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2002 é Professor Doutor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

 

Flávio Gabriel é doutor em música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – SP e professor de trompete na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vencedor do 2º prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010. Foi o principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e atuou em diversas orquestras.

 

Depois deste concerto, a programação vai continuar no dia 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil) e no dia 16 de novembro (perto do feriado da Proclamação da República, no dia 15). 

 

Vale lembrar que órgão de tubo no santuário tem foi encomendado da Itália em 1947 e tem mais de 3 metros de altura. Suas peças trazem elementos curiosos. O fole, por exemplo, é feito de pele de carneiro e os tubos de chumbo, cobre e madeira.

 

O órgão passou por restauração e modernização em São Paulo e inaugurado no dia 28 de março, na missa da quinta-feira Santa, com a presença do governador Ronaldo Caiado.

 

A missa contou com a presença do Coral Solo, da Cidade de Goiás, regido pelo maestro Sebastião Curado e o órgão de tubos foi tocado pela Professora Consuelo Quireze da Escola de Música da UFG e pelo pianista e compositor Fernando Cupertino.

 

Foto: Foto Secult

foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *