Notícias

RETROSPECTIVA 2024 : Um ano marcado pela saudade das grandes perdas

O Jornal Nova Fogaréu recorda pessoas que se foram este ano, mas que deixaram grandes legados para a cidade

 

Não apenas de risos foi o ano de 2024. Em muitos momentos, a vida deixou momentos de nó na garganta com a perda de pessoas admiráveis. Este ano, por exemplo, a equipe da rádio Nova Fogaréu sofreu na pele essa dor, com a partida do radialista Luiz Carlos Fernandes.

Ele estava à frente de seu programa Revista Nova Fogaréu desde o começo das atividades da rádio em 2022 e só se afastou no início de 2024, para cuidar da saúde. Ele lutava contra as complicações de um câncer de pulmão com metástase. Deixou a esposa Marilda, 4 filhos de sangue e uma de coração.

Elegância, polidez e um apurado gosto musical. Estas eram algumas das marcas registradas do radialista. Conforme o proprietário da rádio, Dyogo Crosara, Luiz Carlos foi a primeira pessoa que ele convidou para o projeto da rádio.

“Me lembro bem de sua reação quando lhe disse que criaríamos a Nova Fogaréu. Mesmo sabendo de sua doença, com a qual ele conviveu por quase 15 anos, tinha certeza que ele teria muita importância para a rádio”.

Dyogo Crosara também classificou o esforço de Luiz em apresentar seu programa como uma lição para todos. “Sabia da sua alegria em ter o seu programa, o Revista Nova Fogaréu, e de poder falar com seu público cativo. Gostaria de ressaltar que ele foi muito importante para que a rádio tivesse esse sucesso que tem, e ele estará sempre marcado em nossa história”, disse.

Na rádio Nova Fogaréu, Luiz fez amigos e superou limitações e, mesmo com dificuldades, aprendeu a dominar a tecnologia para conduzir com autonomia seu programa.

História no rádio

Luiz Carlos nasceu em Criciúma (SC) e chegou na Cidade de Goiás no começo dos anos 2000. Ele veio à antiga Vila Boa por um motivo imprevisível: como árbitro da Federação Brasileira de Futsal e se apaixonou pela radialista Janete e, consequentemente, pelo universo do rádio e por aqui ficou.

Antes de fazer história no rádio vilaboense, Luiz Carlos chegou a apitar jogos dos campeonatos brasileiros e sul-americanos, paulista, campeonatos goianos, entre vários outros. “Ele era federado e foi considerado, juntamente com Daniel Pomeroy, do Rio de Janeiro, como os melhores da modalidade mundialmente”, disse o irmão de Luiz Carlos, Bedeu Fernandes.

Em 2000, quando o juiz brasileiro Sérgio Ricardo Camanho foi convocado para integrar o quadro de arbitragem do Campeonato Mundial de Futsal, ele citou Luiz Carlos, em entrevista ao portal Terra, como um dos maiores nomes na função.

 Mais perdas

No dia 6 de maio morreu o professor Neivaldo Mendes Cunha, 59 anos, vítima de um infarto. Ele era servidor efetivo da rede estadual de ensino. Por muitos anos lecionou no Colégio Alcide Jubé. Também foi professor no Colégio Alternativo Coopecigo, no Lyceu de Goiás e no já extinto Colégio Aplicação

Outro destaque da cidade que partiu cedo foi a advogada e servidora pública municipal Letícia Garcês. Ela veio a óbito aos 43 anos em Goiânia por causa de uma grave pneumonia. Era dona de um trabalho eficiente na defesa das mulheres em situação de violência na Cidade de Goiás.

Em 2024, a Cidade de Goiás deu adeus ao médico Dr. Abner. Ele morreu no dia 10 de julho e atuou como prefeito da Cidade de Goiás por dois mandatos. O primeiro aconteceu entre 1993 e 1996 e depois, entre 2005 e 2008. Também foi ex-presidente do PMDB, hoje MDB e, mesmo com a saúde debilitada, chegou a se candidatar para disputar a liderança do município em 2020.

Após dois anos lutando contra um câncer, morreu no dia 26 de setembro, o comerciante Allan Mendes de Araújo, 64 anos. Ele era um dos proprietários da pizzaria Portal da Pizza. Na década de 80 e 90 marcou a gastronomia local com seu pit dog na Praça do Moreira.

No dia 25 de outubro, o pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, artista gráfico e professor Elder Rocha Lima, aos 96 anos. De alma inquieta e multitalentosa, ele ilustrou o cerrado e sua gente com devoção. Além disso, publicou diversos inúmeros livros sobre o bioma e a Cidade de Goiás. Foi ainda um dos nomes por trás da criação da Faculdade de Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica de Goias., a primeira do Centro Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *