Desde o início de julho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado a apreensão de animais de grande porte encontrados soltos nas ruas da cidade de Goiás. Até o momento, 14 animais já foram recolhidos e levados para o abrigo da prefeitura, mas apenas três proprietários procuraram o local para resgatá-los.
O prazo oficial para retirada, mediante pagamento da multa e das diárias, é de cinco dias após a apreensão. No entanto, a prefeitura decidiu estender o período até o fim desta semana.
“Se o proprietário não buscar os animais até o final da semana, nós iremos doá-los para instituições de caridade sem fins lucrativos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Lucas Clementino.
Segundo ele, a demora na retirada ocorre porque, após a apreensão, é aplicada de imediato uma multa no valor de R$1.167,60. Além disso, é cobrada uma diária de R$194,80 por cada dia em que o animal permanece no abrigo.
“Os custos para realizar a apreensão e manter os animais no abrigo são altos. Muitas vezes, a soma da multa e das diárias ultrapassa o valor de revenda do animal”, destacou o secretário.
Denúncias
A cada apreensão, uma foto e as informações sobre o animal são afixadas em um mural na sede da Prefeitura da cidade de Goiás.
Denúncias podem ser feitas pela Linha Verde, no telefone (62) 3372-7720.
Para facilitar a identificação, a população deve enviar o endereço e, se possível, uma foto do animal solto em local indevido.
Foto: Divulgação