Começou 2025, e é preciso se preparar para uma agenda intensa que acontece na Cidade de Goiás no primeiro semestre do ano. Um dos eventos mais aguardados por turistas é a Semana Santa, com a famosa Procissão do Fogaréu, que este ano será realizada no dia 16 de abril e terá algumas novidades.
De acordo com o presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat), Guilherme Veiga, a entidade recebeu recursos de R$ 50 mil do deputado estadual Coronel Adailton, que serão usados para inovar e trazer melhorias à tradição.
Guilherme contou que uma das prioridades é investir em acessibilidade. Assim, para quem não consegue acompanhar a procissão, o plano é de fazer a transmissão ao vivo. “O Descendimento da Cruz, que também é organizado pela Ovat, contará com intérprete de libras, já que é uma encenação que deve ser entendida por todos”, adianta.
Além disso, ele contou que as vestimentas dos farricocos, assim como de personagens do Descendimento da Cruz, serão trocadas. “As vestimentas foram criadas por Goiandira do Couto há 60 anos e estão desgastadas. Então vamos fazer a troca de todas as roupas. Serão trocadas mais de 400 peças. As vestes antigas serão guardadas para preservação”, diz.
Ainda de acordo com o presidente da Ovat, as tochas também serão trocadas por mais leves e o equipamento de som e iluminação também serão renovados. Todas as melhorias vem a calhar com um momento especial para a entidade.
“Este ano estamos comemorando 60 anos da Ovat e 280 anos da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. Teremos também uma programação especial, que ainda estamos preparando e, em breve, vamos divulgar”, ressalta.
Foto: Hegon Corrêa