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Primeira edição dos Diálogos Musicais de 2025 celebra bicentenário do Hospital São Pedro

Uma série de eventos será realizada no mês de janeiro para comemorar os 200 anos do primeiro hospital do Estado de Goiás, fundado por Dom Pedro I em 1825.

 

No último sábado (11), foi realizada a primeira edição da série Diálogos Musicais, abrindo a temporada 2025 do projeto Goiás Cidade Musical, enchendo a cidade de alegria com concerto e serenata, com um recital da pianista, Moema Craveiro Campos. A grande novidade desta edição, que contou com a curadoria da musicista Andréa Teixeira, foi que a apresentação aconteceu no Hospital São Pedro de Alcântara, voltada para pacientes e acompanhantes, em homenagem aos 200 anos de sua criação. A segunda apresentação teve lugar, às 21h30, no Instituto Biapó.

Na sequência, às 23h aconteceu a concentração de “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, no Largo do Rosário. O evento, já tradicional em Goiás, e que conta com a curadoria de Marlene Vellasc, trouxe no repertório canções clássicas, em percurso pelo centro histórico da cidade de Goiás.

O projeto “Goiás Cidade Musical” é organizado pelo Instituto Biapó, em parceria com o Museu Casa de Cora Coralina, a Comissão Tricentenário Cidade de Goiás e a Rádio Nova Fogaréu.

 

A artista

A pianista, compositora, educadora e especialista em Musicoterapia Moema Craveiro Campos é natural de Goiânia-Goiás. Desde criança teve sua formação musical ambientada tanto na música popular quanto na erudita. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos com a professora Tânia Cruz, passando a infância improvisando livremente e adaptando músicas populares ao piano e ao acordeon presenteado pelo pai.

Graduou-se em piano pela Universidade Federal de Goiás, na classe da professora Vanda Fleury Amorim, tendo aulas na mesma instituição com Camargo Guarnieri.

No Rio de Janeiro, cursou Pós-graduação em Musicoterapia e Mestrado em Educação Musical, ambos pelo Conservatório Brasileiro de Música, cuja dissertação, foi editada no ano 2000 pela Enelivros Editora e Livraria Ltda com o nome de “A Educação Musical e o Novo Paradigma”. Ainda na capital carioca, estudou técnica e repertório de piano erudito com Linda Bustani, harmonia da música popular com Luiz Eça, e análise musical com H. Koellreutter. Foi sócia fundadora da Sociedade Goiana de Musicoterapia.

Na cidade de Brasília, sempre foi pianista reconhecida tanto na área popular quanto erudita, participando de projetos pioneiros e escrevendo arranjos para coro e orquestra. Como pianista solista, camerista, arranjadora e compositora, percorreu várias partes do mundo, como Cuba, Alemanha, Brasil, Cabo Verde, Argentina, Equador, Portugal e Estados Unidos. Apresentou-se com os atores Guilherme Karan, Stela Miranda e Miguel Falabella.

Premiada no Primeiro Concurso Nacional de Música Contemporânea para Compositoras Brasileiras em 1992, tendo a cantora Wilzy Carioca como intérprete de sua composição Ponto de Fuga, com poema de Lena Ponte, quando recebeu bolsa de estudos para a Alemanha pelo Goethe-Institut. Usando poemas de Cora Coralina, compôs para as irmãs Stela e Rosa Brandão o ciclo Cantando Cora, executado em primeira audição em agosto de 2002, no recital “Amizade Bélgica – Brasil”, patrocinado pela Embaixada da Bélgica.         Assim como sua composição com o poema de Cecília Meireles (“Canção dos Três Barcos”), composta exclusivamente para recital sobre a canção brasileira naquele país. A convite, inaugurou a convite, na cidade histórica de Goiás, o espaço cultural Casa de Cora, ao lado do flautista Sidnei Maia.

Em dezembro de 2006, após ser convidada pelo embaixador Lauro Moreira, foi concertista no mosteiro de Alcobaça e na Sala dos Espelhos do Palácio Foz em Lisboa, além de ter sido enviada para Cabo Verde pela missão da CLCP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa – junto a Embaixada do Brasil, para recital no auditório do Instituto Camões. Lá voltou em 2007 para mais 2 recitais pela embaixada do Brasil, um como solista e outro, ao lado do próprio embaixador, num concerto de música e poesia brasileiras. Nesse mesmo ano, acompanhou a cantora Stela Brandão em apresentação de música brasileira em programa da Biblioteca Brasileira de Nova York. Em 05 de Setembro de 2009, na mostra de música brasileira erudita e popular em Chicago, por ocasião do Brazilian Independence Day Celebration, na Old Town School of Folk Music.

Livros de Moema Craveiro

«A Educação Musical e o Novo Paradigma», Enelivros, 2000;

13 Pequenas Peças Brasileiras”, Vitale, 2002;

”Falando de Piano com Linda Bustani e Luiz Eça”, Multifoco, 2017;

«13 Pequenas Peças Brasileiras”, vol 2 edição da autora, 2019.

Atualmente, Moema prepara o terceiro volume do livro “13 Pequenas Peças Brasileiras” agora com duos.

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