Notícias

Polícia Civil identifica adolescente de 17 anos responsável por danificar estátua de Leodegária de Jesus no Mercado Municipal da cidade de Goiás

De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorreu ontem por volta das 23h. O jovem, com um chute, quebrou a cabeça da estátua da poetisa que está localizada na loja da Associação Mulheres Coralinas.

O jovem, de classe média, é um morador da cidade de Goiás. Ainda conforme informações da Polícia Civil, havia outros três jovens na companhia do infrator, porém o jovem praticou o ato sozinho, distante dos demais.

O fato será encaminhado à Promotoria e a medida será decidida pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude. Conforme o Delegado da Polícia Civil da Cidade de Goiás, Gustavo Barreto, como se trata de um jovem, menor de 18 anos, a penalidade aplicada deve ser: advertência, obrigação de reparar o dano ou prestação de serviços à comunidade.

A obra de Leodegária que foi destruída, fica localizada no Mercado Municipal e está posicionada sentada em um banco, ao lado da também poetisa Cora Coralina. As esculturas celebram tanto o legado de ambas enquanto artistas e como a amizade que tiveram ao longo de suas vidas. 

As obras, esculpidas pelo ceramista Carlos Antonio Silva, de Aparecida de Goiânia, foram feitas com recursos do Ministério Público do Trabalho de Goiás, por meio de projeto aprovado pela Organização Internacional do Trabalho, e foram inauguradas em 2019, com o apoio da Livraria Leodegária e da UEG, em celebração aos 130 anos das poetisas.

Porém, em 2023, as esculturas foram vandalizadas e tiveram que ser completamente reconstruídas. 

Conforme a secretária Municipal de Cultura, Goiandira Ortiz, o impacto na imagem causou rachaduras em toda escultura, que precisa ser completamente reconstruída. “A Associação Mulheres Coralinas que vai decidir como será esta reconstrução e se a imagem irá ficar no mesmo local”, contou a secretária. 

Foto: Fernando Arkanjo 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *