“Comenda é de toda equipe da Nova Fogaréu”, afirma Dyogo Crosara, um dos homenageados com a honraria concedida pela Prefeitura da Cidade de Goiás
REDAÇÃO
34 nomes que foram destaques junto à sociedade vilaboense em segmentos importantes para o desenvolvimento do município em 2023 receberam a Medalha de Ordem do Mérito Cora Coralina, da Prefeitura da Cidade de Goiás, durante cerimônia realizada no último dia 16 de dezembro. A condecoração foi criada pela ex-prefeita Selma Bastos em 2008 e é a maior honraria concedida pelo município.
O evento aconteceu no Palácio Conde dos Arcos, com a presença do prefeito Aderson Gouvea, da vice-prefeita Zilda Lôbo, entre outras autoridades. Foram entregues medalhas de Grau-Comendador, Grau Grande-Oficial e Grau Gran-Cruz.
E, neste ano em que a Nova Fogaréu completou um ano, um dos condecorados com a medalha foi o advogado e proprietário da emissora Dyogo Crosara. “Na verdade, a comenda é de todos que compõem a equipe da Nova Fogaréu. Estou representando todo time, tanto de locutores, como todos que trabalharam para organizar os nossos eventos culturais deste ano”, salienta.
“Homenageamos pessoas que nutrem amor, paixão e zelo pela Cidade de Goiás e colaboraram para a cidade estar no patamar de hoje. Dyogo Crosara é filho daqui, é dinâmico e ajuda muitas entidades e projetos culturais na cidade de Goiás”, explica o prefeito Aderson Gouvea.
Outro nome que recebeu o título foi o do presidente da Federação das Indústrias, Sandro Mabel. “Para mim, receber esta medalha é uma honra grande. Tenho um carinho especial com a Cidade de Goiás. Nos meus cinco mandatos como deputado, trouxe emendas que colaboraram com a cidade em projetos de educação, cultura e infraestrutura”, explica.
Mais homenageados
De acordo com o prefeito Aderson, a premiação teve ainda a preocupação de homenagear o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo empenho na preservação do Patrimônio Histórico. Assim, foi entregue a medalha de Grau Grande-Oficial ao superintendente do órgão, Pedro Wilson.
“O Iphan, na década de 1950, fez tombamento de seis monumentos, depois em 1978 de todo centro histórico e depois em 2001 veio reconhecimento”, disse.
O prefeito ressaltou também que buscou homenagear a Diocese de Goiás com a entrega da medalha a nomes como o do Bispo Dom Jeová e, também, buscou ressaltar a história dos assentamentos do município, com a entrega da medalha ao José Osmar, do assentamento Serra Dourada.
“A Reforma Agrária na cidade, na década de 1980, democratizou o acesso à terra. Vieram para o município cerca de 800 famílias que construíram suas casas e fortaleceram o comércio”, argumenta o prefeito, ressaltando que fez questão de homenagear representantes das três universidades de Goiás: UEG, UFG e IFG.
Veja quem foram os homenageados
GRAU COMENDADOR
José Osmar Nunes Marques
Andréa Luísa Teixeira
José Filho
Benedita Marques Pinto
Selma de Oliveira Bastos Pires
Maria Luísa Oliveira
Dyogo Crosara
Renatho Melo
Sandro Mabel
Delegada Amanda Alvarenga
Marcos Paulo Regis de Velasco
Margareth Arbués
Débora Magalhães
César Moura
Patrícia Botelho
João Regino Roque
Ten-Cel. Márcio Ferreira Leite
Ten-Cel. Erdebane Rodrigues
GRAU GRANDE-OFICIAL
Angelita
Antônio Cruvinel
Oneida Cristina Gomes Barcelos Origon
Pedro Wilson Guimarães
Dom Jeová
Mauro Rubem
Antônio Gomide
Zacharias Calil
Adriana Accorsi
Marcelo Baiocchi
Cel. Henrique Gorosthides
Leandro Grass
Rubens Otoni
Bia de Lima
GRAU GRÃ-CRUZ
Senador Jorge Kajuru
Alexandre Padilha