Aconteceu na última quarta-feira (5) a operação Simulado de Prevenção e Combate Florista. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o 12 Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (BBPM GO), Prefeituras de Goiás e Mossâmedes.
De acordo com informações da Semad, 25 pessoas participaram da operação realizou o aceiro negro (estreita faixa de terra, queimada em volta da unidade de conservação), na GO-070, no trecho compreendido entre o Balneário Santo Antônio ao trevo de acesso a Mossâmedes.
O intuito foi de dificultar a ação de fogo criminoso à margem da rodovia, a qual limita com o Parque Estadual da Serra Dourada.
Ano passado foi registrado um foco de incêndio que começou no dia 4 junho no Parque da Serra Dourada.
Mais de 20 bombeiros e também uma equipe de brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) atuaram para controlar a queimada no Parque Estadual Serra Dourada. A fumaça pôde ser vista em alguns pontos do município.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, foram necessários três dias para conter as chamas que se alastraram pela região do Parque Estadual Serra Dourada, chamada “paredão”. O complicado acesso ao local dificultou o trabalho da equipe. Estima-se que tenha sido danificada uma área de 5 a 10 hectares.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil