Notícias

Nova Fogaréu firma parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás

Parceria é fruto do projeto de apoio da Rádio Nova Fogaréu em ações para a divulgação e preservação da história e da cultura no Estado de Goiás

 

VÂNIO LIMIRO

 

A Rádio Nova Fogaréu firmou, no final do mês de setembro, uma parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás (IHGG), com o objetivo de fortalecer a instituição e promover o estudo e a divulgação do patrimônio histórico e cultural de Goiás.

A ação visa não apenas preservar, mas também educar e inspirar as futuras gerações a respeito da herança cultural de Goiás. A parceria com o IHGG é importante para ampliar o alcance dessas iniciativas, garantindo que o conhecimento e o respeito pelo patrimônio local sejam transmitidos de maneira eficaz e acessível.

O acordo de cooperação tem entre seus objetivos promover o estudo e a divulgação de história e geografia para estudantes da rede pública e privada de ensino, e a divulgação recíproca das ações e apoio em eventos promovidos pelo IHGG e a Nova Fogaréu.

Além disso, a parceria tem o objetivo de aperfeiçoar diversas técnicas, incluindo tecnologias alternativas, para preservação do acervo museológico e para o estudo da educação patrimonial, História e Geografia do Estado de Goiás.

O presidente do IHGG, Jales Mendonça, disse que a ideia da parceria surgiu após a visita do dono da Rádio Nova Fogaréu, Dyogo Crosara, ao instituto, e apreciação de proximidades entre a entidade e a emissora.

Mendonça destacou que, além da preservação da história e do patrimônio, a parceria poderá impactar o turismo na cidade de Goiás.

“A divulgação e o conhecimento dos próprios vilaboenses e goianos poderão valorizar a nossa única cidade patrimônio da humanidade. O livro Goiânia, 90 anos; o projeto Goiás +300, que já lançou 2 trilogias, além da Hemeroteca Digital do IHGG, hoje a maior fonte de consulta sobre Goiás disponível gratuitamente na internet, correm nessa direção fomentando o turismo”, disse.

De acordo com o diretor-presidente da Rádio Nova Fogaréu, Dyogo Crosara, “ao fortalecer laços com instituições como o IHGG, a emissora reafirma seu compromisso com a valorização e a proteção do patrimônio histórico e cultural de Goiás, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável”.

O IHGG

A fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás teria ocorrido no Governo João Alves de Castro (1917-21), se fosse cumprida a Lei n. 629, de 2 de agosto de 1918, de iniciativa de Americano do Brasil, que determinava a sua instalação para o dia 26 de julho de 1919. A fundação do Instituto concretizou-se ainda na antiga capital do Estado, no dia 7 de outubro de 1932, graças a José Honorato da Silva e Souza, que participava do governo do Interventor Pedro Ludovico Teixeira e convocou os intelectuais para a histórica reunião. A solenidade aconteceu no salão nobre do Palácio da Instrução.

A instalação solene do IHGG aconteceu no salão nobre do Lyceu de Goiás, no dia 17 de setembro de 1933, com a presença do Interventor Federal, Pedro Ludovico Teixeira. Presidiu a sessão Colemar Natal e Silva, que diplomou todos os associados e entregou ao Interventor Federal o diploma de Presidente de Honra da instituição e de Sócio Grande Benemérito a José Honorato da Silva e Souza, Americano do Brasil e Henrique Silva.

São fundadores do IHGG: José Honorato da Silva e Souza, Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, Colemar Natal e Silva, Agnelo Arlington Fleury Curado, Alfredo de Faria Castro, Luiz Ramos de Oliveira Couto, Dario Délio Cardoso, Albertino de Godói, Aleide Celso Ramos Jubé, Vasco de Sousa, Gustavo Gonzaga e Augusto da Paixão Fleury Curado.

Acervo

O Instituto é depositário de um acervo bastante diversificado, composto de fotografias, fitas de vídeo, obras de arte, CDs, documentos manuscritos históricos (dentre os documentos mais importantes está a primeira Constituição do Estado de Goiás), livros, revistas, folhetos, medalhas, objetos pessoais de grandes personalidades goianas. Esse acervo vem crescendo consideravelmente através de doações de pioneiros ilustres de Goiás, pessoas que fizeram a ainda fazem a história cultural, social e política desse Estado e do Brasil.

O acervo bibliográfico está em processo inicial de automação. A Instituição vem buscando apoio de empresas e instituições que estejam interessadas na preservação da memória. Tem sido também preocupação do IHGG, o acondicionamento adequado e a disponibilização do acervo fotográfico e a documentação manuscrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *