O projeto “Desenrolar de Trama”, do Nômades Grupo de Dança, traz à cidade de Goiás o espetáculo “Trama”, com apresentações gratuitas neste sábado (23) e domingo (24), às 19h, no Cine Teatro São Joaquim. Após cada sessão, o público poderá participar de um bate-papo com intérprete de Libras. Além disso, a iniciativa oferece uma oficina de dança afro.
Inspirada na mitologia grega, a narrativa aborda as moiras — três irmãs responsáveis por determinar o destino dos deuses e dos humanos, fiando, tecendo e cortando o fio da vida de cada indivíduo.
De acordo com a bailarina Julia Ormond, o espetáculo propõe reflexões sobre a força feminina e os desafios enfrentados pelas mulheres.
“Fala também sobre o lugar da mulher na sociedade, muitas vezes atravessado por silenciamentos e desigualdades, mas também marcado por resistência e coragem. Tem sido um processo intenso, bonito e transformador, que me toca profundamente, como artista e como mulher”, destaca.
O projeto de circulação do espetáculo é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Governo de Goiás e da Secretaria Estadual de Cultura.
Ação formativa
Além das apresentações, o projeto promove na cidade de Goiás uma oficina de dança afro, que propõe um mergulho estético e técnico nas linguagens afro e contemporânea, valorizando o corpo como espaço de criação, identidade e resistência.
A atividade será ministrada pela diretora artística do grupo, Cristiane Santos, e pelas bailarinas Julia Ormond, Dinekelle Lemes e Iara Prado, neste sábado (23), às 14h30, no Cine Teatro São Joaquim.
A oficina é destinada a bailarinos, coreógrafos, estudantes de dança e interessados na cultura afro-brasileira e na dança contemporânea, a partir dos 16 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Sympla.
Foto: Raphael Fellipe