Notícias

No Dia do Folclore, conheça a trajetória da folclorista vilaboense Regina Lacerda

O Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, remonta a 1846, quando o folclorista britânico William John Thoms (1803-1885) utilizou pela primeira vez o termo para se referir aos costumes de um povo. A palavra surgiu da junção de folk (“povo”) e lore (“conhecimento”).

A data reforça a importância da cultura popular brasileira, que se manifesta em mitos, contos, músicas, danças, festas, crenças, jogos, brincadeiras e outras expressões que preservam e exaltam a identidade de um povo.

Em Goiás, o folclore é vasto e conta com pesquisadores de destaque, como Bariani Ortêncio e a vilaboense Regina Lacerda (1921-1992). Pioneira no registro e valorização da cultura popular, Regina mobilizou narrativas orais, documentos e costumes que ajudaram a preservar a memória coletiva.

Entre suas obras estão: “Vila Boa, Folclore”, “Folclore Brasileiro” e “Vila Boa: História e Folclore”, entre outros títulos que se tornaram referência para estudiosos.

Regina Lacerda também se destacou em instituições culturais: integrou a Diretoria da AFLAG, foi membro da Academia Goiana de Letras, da União Brasileira de Escritores – Seção de Goiás, da Associação Goiana de Imprensa, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e da Academia Trindadense de Letras.

Com seu trabalho, deixou um legado fundamental para a valorização e preservação do folclore goiano e brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *