Chegou o final de ano e as luzes estão por todos os lados das cidades mundo afora e ajudam a acender também o espírito natalino. Porém, apesar da magia, a população ao fazer a decoração natalina deve ter atenção com o uso da rede elétrica para evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia.
Segundo o executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, a montagem incorreta de iluminações pode causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede. “É fundamental que todos adotem uma postura cuidadosa ao decorar suas casas, considerando a rede elétrica como uma parte vital da segurança”, alerta.
Ao utilizar luzes e extensões elétricas, ele ressalta que é importante estar atento a detalhes como o estado de conservação dos fios e a capacidade de carga das tomadas.
“O excesso de equipamentos em uma mesma fonte de energia pode causar aquecimento, levando a possíveis curtos-circuitos. Já a instalação de luzes e enfeites em áreas externas exige precauções extras para que a água da chuva não entre em contato com os dispositivos”.
O executivo, alerta ainda sobre o perigo de acidentes envolvendo a rede elétrica pública. “O ideal é que as decorações sejam mantidas a uma distância segura da rede elétrica, evitando qualquer possibilidade de contato acidental,” explica.
Dicas para evitar acidentes
- Verifique os equipamentos: Antes de reutilizar as luzes do ano anterior, verifique se os fios e plugues estão em bom estado. Evite materiais que estejam desgastados ou apresentem algum sinal de danificação.
- Use produtos certificados: Sempre opte por enfeites elétricos que possuam selo de certificação do INMETRO, o que garante maior segurança e conformidade com as normas técnicas.
- Não faça emenda em fios: Na hora da instalação evite emendas e presença de fios soltos, pois um curto-circuito pode causar incêndios.
- Evite sobrecarga: Não conecte muitos equipamentos em uma única tomada. Se precisar usar uma extensão, verifique sua capacidade máxima para evitar sobrecargas.
- Desligue os enfeites ao sair: Antes de dormir ou ao sair de casa, desligue as luzes e enfeites elétricos. Isso reduz os riscos de superaquecimento e economiza energia.
- Cuidados em áreas externas: Se houver decoração em locais externos, evite o contato com a água e utilize luzes específicas para áreas externas, mais resistentes a mudanças climáticas.
Foto: Equatorial