Acontece nesta terça-feira (22), a partir das 18h, a abertura da exposição “Escutar a sombra”, de Marianne Nassuno. A mostra traz curadoria de Gregório Soares Rodrigues e tem como uma de suas inspirações clássicos da literatura japonesa. A exposição fica em cartaz até o dia 17 de novembro. A entrada é franca.
“Escutar a Sombra”, trata-se de uma instalação composta por 160 desenhos suspensos e uma paisagem sonora imersiva. Os desenhos são feitos a lápis sobre papel vegetal e retratam sombras de figuras humanas em queda, enquanto a paisagem sonora é composta pela leitura de excertos do livro “Elogio à sombra”, de Junichiro Tanizaki.
Este clássico da literatura japonesa evoca a atmosfera densa e misteriosa da penumbra que caracterizava o modo de vida tradicional do Japão, progressivamente ofuscado pela chegada da luz elétrica.
“A instalação foi concebida para ocupar a sala expositiva Enxovia 2, no Museu das Bandeiras. Suas espessas paredes de madeira guardam as marcas invisíveis dos corpos sem rosto que, em tempos passados, ali permaneceram aprisionados. Esse espaço, que testemunhou dor e sofrimento, é agora ressignificado pelos vestígios sonoros e visuais, onde o grafite e a voz dos desenhos evocam novas camadas de sentido”, diz a artista.
Fotos: Dalton Camargos