Notícias

Morte de Elder Rocha Lima causa grande comoção no meio cultural do estado

Homem de grande atuação nas artes, na preservação do cerrado, na arquitetura e na garantia dos direitos humanos, a morte do artista Elder Rocha Lima causou grande comoção em todo o estado.

Amiga de muitos anos e parceira em muitos projetos, a historiadora Salma Saddi, em conversa com a rádio Nova Fogaréu, muito emocionada, falou sobre a honra de ter convivido e trabalhado com Elder Rocha Lima.

“Gratidão: assim me dirijo à vida pela oportunidade de conviver com Elder desde menina, meu amigo, conselheiro, companheiro das horas certas e incertas. Elder Rocha Lima sempre estará no melhor das minhas lembranças e para sempre no meu coração, meu amigo da vida inteira. Siga em paz, Elder”, disse.

Através de nota de pesar, o prefeito da Cidade de Goiás lamentou a morte do artista e ressaltou o seu legado, como professor, escritor, pintor, artista gráfico e crítico de arte. “(Elder) Tornou-se referência da cultura goiana, e dedicou-se também à defesa do cerrado e sua biodiversidade”, diz a nota.

O Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis (ICEBE) e o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), também soltaram nota de pesar conjunta em que ressaltou que Elder Rocha Lima foi um “prócere das artes visuais em Goiás”.

De acordo com o presidente da Fundação Frei Simão Dorvi, Leonardo Lacerda, a fundação perdeu um de seus membros mais ilustres, presentes, engajados e amigos.“O momento é de pesar, mas também para elevar. A vida do Elder deve ser celebrada com muitas cores, muita alegria: uma vida dedicada ao belo, à arte, à Cidade de Goiás, aos cerrados”, diz trecho da nota.

Para a diretora do Museu Casa de Cora, Marlene Velasco, Elder foi um vilaboense que honrou o nome da cidade e do cerrado. “Elder Rocha Lima foi um grande parceiro da Casa de Cora, fizemos muitos projetos juntos, ele inclusive escreveu o livro “Itinerário Cora Coralina”, que é muito importante para nós”, conta.

Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *