Notícias

Morre Jorge Braga, um dos melhores cartunistas do país. Ele nutria grande carinho pela cidade de Goiás e seu carnaval

A arte e a comunicação perderam, nesta terça-feira (1º), um de seus maiores nomes: Jorge Braga. A causa da morte não foi divulgada, mas o artista lutava, há anos, contra problemas pulmonares.

Nascido em 1957, na cidade de Patos de Minas, Jorge começou a trabalhar como cartunista ainda aos 13 anos. Seus personagens se tornaram conhecidos e queridos pelos goianos, como o Super Badião (vendedor de pequi da Praça do Bandeirante), Romãozinho (alter ego de sua infância) e Perebão (herói brasileiro que luta contra o crime e contra o sistema).

Amante do carnaval, ele foi um dos criadores do Carnaval dos Amigos e, na cidade de Goiás, apoiou a criação do Carnaval do Largo do Rosário, que tem como uma das idealizadoras a artista plástica Rossana Jardim.

Ela recorda que Jorge Braga amava o carnaval da cidade de Goiás e sempre caprichava no figurino, com fantasias originais. “No primeiro carnaval no Largo do Rosário, ele foi de Zé Bonitinho e eu, de indiana. O Jorge da União (escola de samba) nos viu e nos convidou para desfilar. Era meu sonho desfilar. Outra vez ele saiu de Jack Sparrow e fez tanta bagunça que, numa hora, estatelou-se no chão”, conta Rossana, aos risos.

A artista relata também que Jorge Braga foi o responsável por diversas artes das famosas camisetas do Carnaval do Largo do Rosário, que sempre trazem caricaturas de seus homenageados. “Ele fez caricaturas do Frei Marcos, de Cora Coralina, da Tia Tó e de muitos outros. O Frei Marcos sempre dizia que a dele foi a mais bonita de todas”, recorda.

Rossana lembra ainda que Jorge Braga gostava muito de frequentar o Bar do Primo. Quando o Primo ainda era vivo, o cartunista chegou a fazer uma caricatura nas paredes do estabelecimento, retratando o simpático botequeiro.

Fotos: João Paulo de Oliveira/ Arquivo Rossana Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *