Notícias

Morre, aos 96 anos, o artista plástico, arquiteto e escritor Elder Rocha Lima

A Cidade de Goiás perdeu um grande artista e defensor de suas belezas arquitetônicas e naturais. Morreu na madrugada desta sexta-feira (25), aos 96 anos, o pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, artista gráfico e professor, Elder Rocha Lima.

O artista veio a óbito no Hospital do Coração em Goiânia. Ele estava lutando contra um câncer de próstata com metástase e sofreu um choque séptico. O velório e sepultamento será em Brasília. O velório acontecerá às 14h30 e o sepultamento às 17h, ambos no Cemitério Campo da Esperança.

Nascido na Cidade de Goiás, em 1928, Elder é um dos principais nomes da história da arte goiana. Ele saiu de sua terra natal aos 12 anos com a mudança da capital. Morou alguns anos no Rio de Janeiro, onde se formou pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil.

Quando voltou ao estado criou, com Frei Nazareno Confaloni, o curso de Arquitetura e Urbanismo da então Universidade Católica de Goiás (UCG), hoje a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Na arquitetura, realizou projetos na sede central do Banco do estado de Goiás, na confluência das avenidas Goiás e Anhanguera, na Caixa Econômica Federal em Goiânia, na Assembleia Legislativa de Goiás (em coautoria com Eurico Godoy).

Também é autor dos painéis artísticos integrados à arquitetura da Biblioteca Federal de Goiás, da Assembleia Legislativa, do Teatro São Joaquim, entre outros.

Como artista, realizou diversas exposições, como a que fez em 1991, no MAC, onde foram expostas obras de suas diferentes fases. Em 2006, foi homenageado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

Uma de suas últimas exposições foi em 2021, na pandemia, aconteceu de forma virtual, teve curadoria de Antônio Da Mata e produção de Malu Cunha.

Na Cidade de Goiás, sua última exposição foi em 2020, no Instituto Biapó, chamada “Lições ao Tempo”, em que expôs ao lado de Amaury Menezes.

Como escritor, lançou quase 20 livros, dedicados à arte, ao cerrado e à história da Cidade de Goiás. Um dos seus livros mais conhecidos é o “Guia Afetivo da Cidade de Goiás”, definido como uma “descrição amorosa de sua cidade natal”.

Atualmente, Elder Rocha Lima morava na Cidade de Goiás, com a esposa, Maria das Graças Fleury Curado. Ao lado dela, administrava e realizava diversos eventos culturais do Instituto Bertran Fleury. Lá, Elder mantinha o seu ateliê, que guardava grande parte de seu acervo artístico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *