Cidade de Goiás (GO) – Em breve, moradores da cidade de Goiás receberão em seus celulares um alerta extremo emitido pela Defesa Civil. Mas calma: trata-se apenas de um teste de uma nova ferramenta de prevenção de acidentes e desastres, chamada Defesa Civil Alerta.
O sistema, que é uma iniciativa do governo federal, já foi testado em diversas regiões do país. Em Goiás, as cidades selecionadas para a testagem são: Goiânia, cidade de Goiás, Itumbiara e Formosa. Ainda não há uma data definida para a realização do teste.
Durante a simulação, a mensagem que será exibida nas telas dos aparelhos será a seguinte: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site da Defesa Civil Alerta.”
A notificação será recebida independentemente da instalação do aplicativo da Defesa Civil. A mensagem aparecerá sobre o conteúdo exibido na tela do celular e virá acompanhada de um som de alerta, mesmo em aparelhos que estiverem no modo silencioso.
Ao fim da fase de testes, o objetivo do sistema será informar, orientar e proteger a população em situações de risco iminente, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.
Como funciona
A ferramenta utiliza a tecnologia de cell broadcast, que permite o envio automático de alertas sem necessidade de cadastro prévio. O serviço funciona em aparelhos conectados às redes 4G e 5G em áreas sob risco de desastres.
A nova tecnologia amplia a capacidade de resposta das autoridades e complementa os canais já existentes de comunicação de risco, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.
A iniciativa cumpre uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), emitida em outubro de 2022, que orienta a modernização do sistema de notificações públicas de desastres no país.
Vale lembrar que os serviços de alerta da Defesa Civil já existem, mas, para recebê-los atualmente, é necessário enviar um SMS com o CEP para o número 40199.