No dia 19 de abril, se celebra a resistência e luta dos povos indígenas. Mas a programação para a data se inicia nesta quinta-feira, a partir das 16h30, na cidade de Goiás, com mais uma edição do Literatura na Feira. Este mês, o projeto, que acontece na Feira do Agricultor, vai homenagear os povos tradicionais e sua literatura.
O projeto, desta vez, estará sob coordenação do curso Licenciatura em Pedagogia da UFG, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e celebrará histórias e resistência dos povos indígenas.
Para tal, terá a participação de estudantes de Pedagogia da UFG, com vocalização de poesias de autores indígenas, a exemplo de Daniel Munduruku e Ailton Krenak (foto), que entrou recentemente para a Academia Brasileira de Letras, Eliane Potiguara, Edson Kayapó, entre outros.
“Temos autores indígenas fantásticos com uma vasta literatura, que estão produzindo de acordo com suas realidades e possibilitando uma visão diferente da que a gente acredita que seja única e verdadeira”, explica o professor da UFG, Hélio Simplicio.
Vai haver ainda distribuição de mudas de plantas do cerrado, participações do grupo Conversa Fiada e performance do Bloco das Crianças do Cras.
O projeto é realizado pelas Secretarias Municipais de Educação, de Agricultura, de Cultura e das Mulheres, Juventude e Direitos Humanos, em parceria com a UFG e com a Associação Mulheres Coralinas e acontece toda primeira quinta-feira do mês.
Foto: Imagem: Mavi Morais (@moraismavi)/Elástica