Economina, Meio ambiente, Notícias

Lei Federal vai proteger e estimular a extração do pequi e de frutos do Cerrado

O presidente Lula sancionou lei que cria a Política Nacional para o Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi e demais frutos nativos do Cerrado.

A nova legislação teve origem em projeto de lei que proíbe a derrubada predatória de pequizeiros e incentiva o plantio de mudas. 

De acordo com o presidente Lula, em suas redes sociais, a lei não se trata de  um projeto bom apenas para quem gosta de comer pequi e preservar o meio ambiente, mas principalmente para quem tem esses frutos como fonte de renda e modo de vida.

A lei tem como intenção ainda incentivar o turismo, a promoção de eventos culturais e a pesquisa do folclore relacionado ao tema. 

Para se ter uma ideia, somente em 2021, a extração do pequi  foi de mais de 74 mil toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o professor de agronomia do IFG, Diogo de Souza, a lei foi uma grande notícia para todos que trabalham com os produtos da sociobiodiversidade, que são oriundos do extrativismo e do plantio dos frutos do cerrado.

“Essa lei é de grande importância para nossa região, visto que estamos em um local de turismo ambiental. Com esta lei, teremos mais investimento em pesquisa, produção e comercialização dos frutos do cerrado”, analisa o professor.

Foto: Campo Grande News/Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *