Diversas ações vão acontecer para inaugurar a biblioteca do Espaço Cultural Vila Esperança. A primeira delas acontecerá nesta quarta-feira (23), às 19h, na Casa da Lua, com o lançamento do filme IMO, dirigido por Bruna Schelb Corrêa. A entrada é gratuita.
O filme apresenta três mulheres que revisitam suas histórias e, neste ambiente regido pelas próprias angústias, podem vislumbrar novas reações possíveis. Fragmentado em partes relacionadas pelo espaço e pela memória, o filme conta com atuações performativas de Giovanna Tintori, Mc Xuxu e Helena Frade.
Produzida de modo independente, a obra traz consigo um caráter fantástico e onírico, numa tentativa de abarcar, através de imagens, as minúcias do cotidiano feminino e suas opressões diárias, que dentro da história são apresentadas em situações ditas absurdas – ações e cenas como traduções de sentimentos.
É o imaginário, esse campo subjetivo, não linear ou lógico, que busca revelar as emoções das personagens a partir de elementos que gerem no espectador autorreconhecimento ou estranhamento.
“Quando a gente não coloca o diálogo, não contamos para as pessoas o que elas têm que sentir, e as reações podem ser as mais variadas. De modo geral, a assimilação do filme por homens e mulheres tem sido completamente oposta. O mal-estar causado no público masculino é bastante evidente”, revela Bruna.
Foto: Reprodução do filmo IMO