A obra do artista do século XIX Veiga Valle serve como luz para os artistas atuais. Exemplo disso é que, no dia 12 de abril, a marca Cabocla Milena Curado, juntamente com o Instituto Biapó e com apoio da Rádio Nova Fogaréu, lançará a coleção “Alma Barroca – Veiga Valle para vestir”.
O lançamento da coleção, com sua contextualização e exposição, acontecerá nas galerias do Instituto Biapó, às 19h. As peças ficarão em cartaz até o dia 11 de maio, com entrada gratuita. As visitas poderão ser feitas de terça a sábado, das 9h às 12h e das 13 às 17h e, domingo, das 9h às 12h.
As imagens sacras de Veiga Valle inspiraram as 33 peças bordadas à mão que compõem a coleção. As peças foram desenhadas pela estilista vilaboense Milena Curado e bordadas por reeducandos da Unidade Prisional da Cidade de Goiás.
Conforme a artista, Milena Curado, a parceria com os reeducandos reflete o compromisso do projeto com a arte, a inclusão social e o empoderamento, criando uma ponte entre o legado cultural goiano e as possibilidades de reintegração por meio da criatividade.
O bordado – técnica tradicional e delicada utilizada em toda a coleção – é uma expressão artesanal profundamente enraizada na cultura goiana, com o bordado da Cabocla sendo reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás.
Essa técnica, que carrega séculos de história, é incorporada de maneira singular nas peças, conectando a beleza da tradição ao contexto atual, e simbolizando a força da cultura local.
“Alma Barroca – Veiga Valle para vestir” – Cabocla Milena Curado
Lançamento: 12 de abril, às 19h
Visitação: Até o dia 11 de maio, das 9h às 12h e das 13h às 17h (de terça a sábado) e das 9h às 12h (domingo)
Onde: Instituto Biapó (Rua Dom Cândido, Penso, 25. Centro)
Entrada gratuita
Foto: Felps AC @felpsac