Com intuito de homenagear os 135 anos da poetisa Leodegária de Jesus, a primeira mulher negra a publicar um livro literário na Cidade de Goiás, uma série de atividades gratuitas vai acontecer no Museu das Bandeiras, na II Mostra Goiás – Nosso Patrimônio.
A programação da mostra vai começar nesta quinta-feira (8), às 19h, no com uma Sessão Solene de Outorga da Comenda Leodegária Brazília de Jesus, por iniciativa da vereadora Elenízia da Mata e será destinada a pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços na luta antirracista e feminista.
Na ocasião, também vai ser aberta a uma expografia permanente com reprodução de fotografias e documentos diversos da poetisa. Além disso, no decorrer do mês serão realizadas rodas de conversas, oficinas de escrita criativa, de bordado e bonecas de pano e visita guiada pela exposição e debates.
Também será publicada uma coletânea de poemas autorais de mulheres negras indígenas, que relembrará os momentos de publicação de Leodegária.
Outra ação será a criação de um site que abrigará informações sobre atividade da mostra, além da vida de obra da homenageada, e será exibido um curta-metragem biográfico com depoimentos e muita poesia “leodegariana”.