Olhar o inspirador céu da Cidade de Goiás mais de perto. É isso o que vai proporcionar o projeto Goiás Cidade Estelar, que vai acontecer nas noites de lua nova na Igreja Santa Bárbara. Oficialmente o evento começará ano que vem, mas neste sábado (7), às 19h, será realizada uma edição piloto do projeto.
O evento é realizado pelo Instituto Biapó, juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo e Catedral de Santana e conta com apoio da rádio Nova Fogaréu. As atividades vão trazer apresentações culturais e também observação estelar, devido à parceria com o Planetário da UFG.
De acordo com o professor de Astronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretor do Planetário da UFG, Rafael Santucci, estará disponível aos presentes um telescópio de 11 polegadas, que permite a contemplação do que acontece no céu com maior qualidade.
“Caso as condições climáticas favoreçam, teremos uma noite propícia para ver tudo de mais legal no céu. A lua vai estar em fase boa para observar com telescópio, sendo possível ver detalhes das suas crateras e montanhas da lua e também ficam visíveis alguns planetas”, explica Rafael Santucci.
Ainda conforme o professor, a observação vai ser favorecida ainda pelo céu da Cidade de Goiás, já que não é tão iluminado como grandes centros urbanos e assim vai oferecer uma visão interessante do espaço.
Foto: Astronomia Cultural