Encerrado o período de festas, a Igreja Católica celebra a Quarta-Feira de Cinzas, marco que abre a Quaresma e representa o início de 46 dias de reflexão e preparação para a maior festa da religião: a Páscoa.
“Sempre que vamos celebrar uma festa, não improvisamos; nós nos preparamos para ela. A Quaresma é a forma que a Igreja organizou para preparar os fiéis a viver a grande festa que é o renascimento de Jesus para a vida eterna”, explica o bispo da Diocese de Goiás, Dom Jeová Elias.
Ainda segundo o religioso, a Quarta-Feira de Cinzas, por meio da imposição das cinzas, acompanhada da expressão bíblica “Do pó viemos e ao pó voltaremos”, remete à finitude da vida física.
“É um momento de pensar em nossa condição de transitoriedade neste mundo e reconhecer a fragilidade humana, para que não sejamos arrogantes e possamos cultivar a humildade. É ainda tempo de iniciar uma profunda conversão. A Igreja convida os fiéis a repensarem a própria vida, silenciar e amar mais”, explica o religioso.
Campanha
Durante a Quaresma, a Igreja também realiza a Campanha da Fraternidade, que mobiliza comunidades em todo o país a refletir e agir diante de desafios sociais.
Em 2026, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós” (João 1,14). “O tema moradia abrange mais do que as condições das pessoas em situação de rua e convida também os fiéis a olharem para aqueles que possuem moradia indigna, sem infraestrutura, que vivem amontoados e sem dignidade”, afirma Dom Jeová.
Horários das celebrações da Quarta-Feira de Cinzas
- Catedral de Sant’Ana – 19h
- Santuário do Rosário – 19h
- Mosteiro – 19h
- Igreja Santa Rita – 15h e 19h
(Durante a Quaresma, todas as sextas-feiras é celebrada a Missa Penitencial às 6h da manhã.)



