O Grupo Águas do Cerrado (Gwatá UEG) emitiu na tarde desta quinta-feira (4) comunicado que alerta para a possibilidade de inundações e alagamento do Rio Vermelho.
De acordo com o grupo, o alerta foi baseado em dados da Estação Fluviométrica Fazenda Paciência, cuja medição é feita pela Agencia Nacional de Águas) e ultrapassou em 120 cm o índice de atenção.
Ainda conforme o GWATÁ, as chuvas acumuladas da semana marcam 133 milímetros e vazão ultrapassou a marca dos 35 metros cúbicos por segundo.
“O Águas do Cerrado alerta as autoridades sobre a necessidade de acompanhamento fluviométrico neste período, pois a constante supressão da cobertura vegetal e ampliação de solos impermeabilizados, elevam o escoamento superficial e aumentam as chances de alagamentos e inundações”, diz o grupo em postagem feita nas redes sociais.
A Rádio Nova Fogaréu entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que até o momento disse que ainda não foi emitido pela Defesa Civil nenhum alerta, mas que a equipe tem monitorado o Rio Vermelho constantemente.
foto: Rariana Pinheiro