Para quem já foi ou ainda vai curtir as praias do Rio Araguaia, uma extensa programação cultural está em andamento com o projeto do Governo de Goiás, Mais Araguaia. A iniciativa contempla uma série de ações integradas nas áreas de segurança, saúde, cultura, esporte, lazer e valorização dos povos indígenas.
A temporada acontece ao longo do mês de julho e deve atrair cerca de 1 milhão de turistas para seis municípios da região do Vale do Araguaia, no sudoeste goiano: Aruanã, Aragarças, Britânia, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás e Montes Claros.
Em Aruanã, a dupla Bruno e Marrone se apresenta nesta quinta-feira (10), e nesta sexta-feira (11) quem agita a cidade é o cantor Ferrugem. No próximo fim de semana, no dia 18, haverá show de Bruno e Denner, e no dia 19, de Carlos e Jader.
Já em São Miguel do Araguaia, o show será com Os Barões da Pisadinha, no dia 18. Os turistas em Nova Crixás vão curtir apresentações de Nechivile, Edy Brito e Samuel, George Henrique e Rodrigo e Matão e Monteiro.
Além dos shows, uma das grandes novidades da edição de 2025 é a criação da Copa Indígena, que será realizada em Aruanã. A competição esportiva busca valorizar e integrar os povos indígenas da região, dando visibilidade às suas culturas e práticas esportivas.
Para garantir uma temporada segura e bem organizada, o projeto Mais Araguaia conta com a atuação direta de cerca de 600 servidores estaduais. A operação é coordenada por um consórcio de órgãos, incluindo as secretarias de Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Saúde, Segurança Pública, Retomada e Comunicação, além de entidades como a Goiás Turismo, Goiás Fomento, Agência de Regulação e a Controladoria-Geral do Estado.
A estrutura montada inclui policiamento reforçado, atendimento médico de urgência, fiscalização ambiental e serviços de apoio ao turista.