Eventos, Notícias

Goiás recebe mais uma edição do Festival Diálogos Musicais

Realizado pelo Instituto Biapó/SESC e apoio da Nova Fogaréu, festival tem como foco democratizar o acesso à cultura e incentivar a formação de novos públicos para música erudita e popular com acesso gratuito

 

O Instituto Biapó, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), realiza de 2 a 5 de janeiro, a segunda edição do Festival Diálogos Musicais, evento cultural que tem como objetivo proporcionar uma imersão em uma ampla variedade de gêneros musicais, do clássico ao popular, do jazz ao chorinho.

Esta edição traz à cena da cidade de Goiás concertos e masterclasses gratuitas que visam a interação entre comunidade local e visitantes, bem como alunos de escolas de música da região. Um dos enfoques principais é a valorização da música vilaboense, com destaque para sua rica tradição e diversidade, com arranjos atualizados para composições tradicionais e novas interpretações de peças antigas.

A programação inicia dia 2 de janeiro, com show de Maria Eugênia, às 20h. No dia 3 de janeiro, a atração fica por conta de Luiz Chaffin com participação especial de Front Júnior, às 20h. No dia 4 de janeiro, Rubens Lopes e Andréa Teixeira realizam um concerto às 20h. No dia 5 de janeiro, todos sobem ao palco para encerrar as apresentações em um show coletivo, às 11h. A programação musical acontece no Cine Teatro São Joaquim.

               

 

Além dos concertos, o festival oferecerá oficinas interativas que estimulam a formação musical de crianças, jovens e adultos. As master classes são direcionadas a estudantes de música locais e visitantes e visam proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e experiências.

A ação é direcionada para a comunidade de Goiás, moradores do Centro Histórico e das regiões periféricas. Também tem como público-alvo estudantes de música de instituições de ensino locais, turistas, músicos e artistas, profissionais e amadores, interessados em ampliar seus conhecimentos.

Para o produtor cultural do festival, Gabriel Côrtes, o festival não apenas contribui para o fortalecimento do cenário musical da cidade, mas também desempenha um papel crucial na formação de público e na ampliação do acesso às artes. Segundo ele, conecta o centro histórico a comunidades periféricas, como o Alto Santana (quilombola), que já demonstrou interesse e engajamento com as iniciativas culturais do projeto.

Outro ponto relevante, segundo Gabriel, é o fato de a cidade contar com importantes instituições, o que fortalece a presença de um público bastante conectado com o evento. “A presença de instituições de ensino, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), mostra que a cidade possui um público potencialmente interessado em participar das atividades oferecidas, reforçando a importância de eventos como este para o desenvolvimento cultural e educacional da região”, afirma Côrtes.

“As apresentações no Cine Teatro São Joaquim, edificação histórica e simbólica da cidade de Goiás, foram pensadas como uma forma de enaltecer a diversidade de espaços da cidade e democratizar o acesso aos espetáculos, além de fomentar a inclusão cultural em diferentes pontos da cidade”, explica o produtor.

O festival

A primeira edição do Festival Diálogos Musicais foi realizada em novembro de 2023. O evento representa a consolidação da série mensal homônima de concertos que é realizada durante o ano dentro das atrações do Goiás Cidade Musical.

O II Festival Diálogos Musicais emerge como uma continuidade natural desse processo de solidificação de uma programação cultural diversificada que contribui para tornar a cidade de Goiás um importante centro cultural.

Realizado pelo Instituto Biapó e Serviço Social do Comércio (Sesc), o Festival Diálogos Musicais conta também com apoio do Museu Casa de Cora, rádio Nova Fogaréu, Restaurante Flor de Ipê, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *