Neste sábado (8), acontecerá mais uma noite de muita inspiração na cidade de Goiás, em mais uma edição do projeto Goiás Cidade Musical, que trará concertos e serenata.
Os concertos ocorrem dentro da série Diálogos Musicais, que tem curadoria da musicista Andrea Teixeira e desta vez receberá o duo formado por David Castelo, na flauta doce, e Gustavo Freccia, na viola da gamba.
O primeiro concerto ocorrerá às 17h, na Associação Mulheres Coralinas e às 21h30, no Instituto Biapó. A partir das 23h, acontecerá a concentração para serenata, que sai em caminhada musical pelas ruas da cidade.
O concerto promete transportar os ouvintes às atmosferas do Barroco e do Renascimento, destacando a riqueza e a expressividade desses instrumentos antigos. Com carreiras consolidadas no cenário nacional e internacional, David Castelo e Gustavo Freccia se destacam pela sensibilidade e detalhamento de suas interpretações, unindo pesquisa musicológica, virtuosismo e emoção.
O evento é uma realização do Instituto Biapó e do Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc-GO), com apoio do Museu Casa de Cora Coralina, Rádio Nova Fogaréu, Restaurante Flor de Ipê, K++ e Associação Mulheres Coralinas.
Os artistas
Gustavo Weiss Freccia interessa-se pelos diálogos existentes entre música e outras artes, em especial a literatura, e pela multiplicidade do conceito de performance, seja no ato de fazer música, na leitura silenciosa ou na escrita performativa. Pesquisa os recitais de música de câmara enquanto espetáculo performático.
É Doutor em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Música – Canto (2015) pela mesma instituição e possui Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). É professor de viola da gamba e música de câmara na Escola de Música de Brasília (CEP-EMB SEEDF). Como gambista, participou de recitais de música de câmara com agrupamentos diversos.
David Castelo é professor de Flauta Doce e Música de Câmara da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. É doutor pela Unesp, graduou-se em flauta doce pela Faculdade Santa Marcelina (SP) e estudou no Conservatório Real de Haia (Holanda).
Como pesquisador, dedica especial atenção à relação entre técnica instrumental e expressão musical, objeto de sua pesquisa de doutorado, e participa dos seguintes grupos de pesquisa: CARAVELAS – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira; Grupo de Pesquisa em Música Barroca/Orquestra Barroca da UNIRIO; e Pedagogia da Performance Musical: Processos de Aprendizado e Elaboração de Materiais Aplicáveis.




