As atividades da Tenda Multiétnica durante as atividades do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) trouxeram a oportunidade de repensar a realidade e os dilemas dos povos originários atuais. Trouxe ainda a convivência com diversos povos, como: Xavante, Xucuru e Yanomami.
Isso foi o suficiente para a mente do fotógrafo Fernando Arkanjo divagar na história da cidade e realizar cliques inéditos no município, que antes de sua colonização pelos portugueses, era ocupado por povos indígenas.
Um dos cliques mais emblemáticos que o fotógrafo realizou foi dos indígenas da etnia Xavantes em cima da Cruz do Anhanguera. O monumento, diga-se de passagem, representa a chegada e a marca deixada pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, na região, durante a exploração em busca de ouro no século XVIII.
O clique serviu não apenas para repensar uma série de acontecimentos do passado, bem como também para revelar um nome talentoso da nova geração de artistas da terra de Cora.
Fotos: Fernando Arkanjo