Acontece neste sábado (22), às 16h, no Cineclube Rosinha do Brejo e às 19h, no Cine Teatro São Joaquim, o lançamento do documentário “O Sino de Ouro e a Profecia do Galo”, do jornalista Edson Luiz de Almeida. A entrada é franca.
O filme, que também será exibido, neste domingo (23), às 20h, na Casa da Lua, no Espaço Vila Esperança, é o resultado de uma pesquisa de 16 anos do jornalista sobre a história do sino de ouro da Igreja da Lapa, arrastado pela enchente de 1839, e a misteriosa profecia do galo do Museu das Bandeiras.
O filme resgata riquezas culturais da Cidade de Goiás, berço de figuras como Cora Coralina e Goiandira do Couto, enquanto alerta para as ameaças ao patrimônio histórico e ao meio ambiente. A classificação é livre.
O jornalista iniciou a produção do documentário em 2008, após uma entrevista com a artista plástica Goiandira do Couto. Morando na época em Brasília, Edson voltou várias vezes a Goiás, pesquisando e entrevistando personalidades, artistas e pesquisadores como Salma Saddi, Marlene Vellasco, Tia Tó, Hecival de Castro, Elder Camargo de Passos, Silvia Curado, Fernando Cupertino, Graça Fleury, Marco Antônio Veiga, Marly Mendanha, dentre tantos outros.
Em Goiânia, Edson entrevistou o escritor Bariani Ortêncio e o apresentador Hamilton Carneiro. De posse desse material, o documentarista produziu em 2014 o curta-metragem O Sino, selecionado, exibido e premiado em diversos eventos no Brasil e no mundo, como festivais ambientais de Portugal, Rússia e Sérvia, além de outros em mais de uma dezena de países.
“Estou convencido de que é um filme relevante porque, além de divulgar a cultura da cidade de Goiás, tratando de personagens e eventos como Cora Coralina, Goiandira do Couto, Veiga Valle, Octo Marques, Semana Santa, Procissão do Fogaréu e Estrada Real, aborda a questão ambiental, sobretudo as enchentes do Rio Vermelho e a devastação do Cerrado”, finaliza Edson Luiz.
O projeto foi contemplado pelo Edital Nº 6/2023 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (DESENVOLVIMENTO E FINALIZAÇÃO) da Lei Federal Paulo Gustavo.
Foto: Arquivo pessoal