Nos dias 19 e 20 de outubro, a União Brasileira de Escritores Seção de Goiás (UBE-Goiás) vai realizar uma ocupação cultural no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. O objetivo principal é traçar aproximações entre a História e a Literatura, por isso a opção pelo cenário histórico do antigo e centenário palácio do governo do estado.
O evento vai contar com a presença do premiado escritor Cristovão Tezza, autor do clássico “O Filho Eterno”, falando de suas experiências literárias, em que precisa lidar com planos-de-fundos históricos muito bem estabelecidos.
A ocupação contará ainda com duas mesas redondas. A primeira é sobre Arte e Música, com os historiadores Nasr Chaul, membro da Academia Goiana de Letras, e Eliézer Cardoso, professor da Universidade Estadual de Goiás e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. A segunda mesa tratará da presença feminina na literatura, com exposições de Goiandira Ortiz, secretária de cultura da Cidade de Goiás, e da professora Helissa Soares, do canal no Youtube e podcast Didosseia, onde fala de literatura e cultura numa linguagem jovem e acessível para o grande público.
Tanto a conferência de Cristovão Tezza quanto as mesas redondas terão mediação do escritor Ademir Luiz, presidente da UBE – GO.
Poesia, artes plásticas e música também estarão presentes. Serão abertas duas exposições artísticas. Nancy de Melo vai ocupar a Sala Goiandira do Couto, enquanto Valdson Ramos ocupará a Sala Veiga Valle, tratando respectivamente da relação entre as cores e as formas nas artes e acerca da força do pensamento místico e religioso na visão estética dos indivíduos.
A poeta e atriz Thaise Monteiro vai abrir a ocupação, numa performance que vai mostrar porque ela é a mais reconhecida intérprete da poesia falada de Goiás. Após sua apresentação será anunciado o lançamento do Concurso de Poesia Falada Yêda Schmaltz. O regulamento será tornado público durante a ocupação, sendo publicado nas redes sociais da UBE – GO. As apresentações das poesias selecionadas serão realizadas na segunda parte da ocupação cultural, nos dias 16 e 17 de novembro.
O arquiteto e poeta Eliézer Bilemjian vai realizar o lançamento do Concurso de fotografia Eduardo Bilemjian, uma homenagem a seu avô, lendário fotógrafo das origens de Goiânia. Uma exposição dos trabalhos de Eduardo Bilemjian será realizada no saguão de entrada do Palácio Conde dos Arcos. Da mesma forma, o regulamento será divulgado nas redes sociais da UBE – GO e o resultado será anunciado no dia 17 de novembro.
Essa ocupação cultural será realizada em parceria com o Instituto Biapó, sediado na Cidade de Goiás, que realiza mensalmente os eventos Mulheres Coralinas, Diálogos Musicais e a serenata na Lua Cheia na Cidade de Goiás. A data da ocupação foi escolhida de modo a coincidir com a serenata.
Essa ocupação cultural é patrocinada com recursos da Lei Aldir Blanc, gerida pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás e com curadoria do Conselho de Cultura do Estado de Goiás.
Programação
Sábado (19)
14h30
Abertura: performance poética de Thaise Monteiro
Lançamento do Concurso de Poesia Falada Yêda Schmaltz
Lançamento do Concurso de fotografia Eduardo Bilemjian
15h
Abertura das exposições artísticas de Nancy de Melo e Valdson Ramos
16h00
Mesa redonda “História de Goiás: artes e música”, Nars Chaul e Eliézer Cardoso
19h
Conferência – “Literatura e História: entrelaçando narrativas”, Cristovão Tezza
21h30
Diálogos musicais, no Instituto Biapó
23h59 Serenata da lua cheia
Domingo (20)
8h
Exposições artísticas: Sala Goiandira do Couto e Sala Veiga Valle
10h
Mesa redonda – “Mulheres na literatura”, Goiandira Ortiz e Helissa Soares
Foto: Jornal Rascunho