A bioeconomia, modelo econômico que utiliza recursos biológicos de forma sustentável, tem ganhado espaço como uma alternativa sustentável para o desenvolvimento econômico, e agora as empresas inovadoras do Cerrado têm uma oportunidade imperdível para crescer e se consolidar no mercado.
O Sebrae, por exemplo, lançou o edital do programa Inova Cerrado – Modelo Tração, voltado para a aceleração de startups e pequenos negócios que apostam em soluções sustentáveis.
Com um processo seletivo que promete selecionar empresas em Goiás e outros estados do Cerrado brasileiro. O programa oferece um conjunto de benefícios que inclui mentorias especializadas, capacitação intensiva e apoio financeiro através da Bolsa de Estímulo à Inovação. Serão R$6.500,00 mensais durante um semestre, o que totaliza R$39.000,00 por empresa participante.
O programa tem como objetivo impulsionar empresas já estabelecidas que atuem na bioeconomia do cerrado brasileiro, para ajudá-las a ganhar escala, com fortalecimento de suas bases de clientes e também aumento de receita. Emília Rosângela, analista de Inovação do Sebrae Goiás, destaca a importância do programa para o desenvolvimento regional.
“O Inova Cerrado é uma iniciativa estratégica para fortalecer os pequenos e médios negócios da bioeconomia do cerrado. Queremos que essas empresas cresçam de forma sustentável, gerando impacto positivo no meio ambiente e na economia local”, afirma.
Quem pode participar?
A analista destaca que o público-alvo do edital são empresas já registradas e que estejam com projeto já em andamento. “Nosso objetivo é apoiar empresas formalizadas e em operação que precisem de apoio para proporcionar escalabilidade do seu produto até mesmo para sua internacionalização. Ou seja, facilitar o acesso ao mercado”.
Podem se inscrever microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) sediadas em um dos estados do Cerrado contemplados pelo edital: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.
As propostas inscritas devem estar alinhadas à bioeconomia do bioma cerrado, em setores como Agricultura e Alimentos, Bioenergia, Ecoturismo, Fármacos e Cosméticos e Tecnologia aplicada à biodiversidade.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://programas.sebraestartups.com.br/in/cerradotr25
Foto: site Realizzare Cursos