Notícias

Dr. Abner Curado deixa legado na medicina e na política vilaboense. Conheça mais da história do ex-prefeito

A morte do ex-prefeito e médico Dr. Abner Curado comoveu a Cidade de Goiás, município em que o político viveu e escolheu atuar.  Descendente de uma das famílias mais tradicionais da Cidade de Goiás, filho do fazendeiro Albion Curado, se formou em medicina em 1982, e se especializou em pediatria em 1985. 

 

Ao lado de dois de seus irmãos médicos fundou o Hospital Brasil Caiado na Cidade de Goiás e passou a ser uma referência em pediatria na região.

 

“Estive com minha filha por dez dias internada no São Pedro e não melhorava. Deus nos apresentou você e, desde então, ela foi só melhorando. Todas as vezes que nós precisamos, você colocou sua farda de grande pediatra”,  diz a vilaboense Angélica Borges em mensagem nas redes sociais.

Além da medicina, foi ainda um líder político. Atuou como prefeito da Cidade de Goiás por dois mandatos. O primeiro aconteceu entre 1993 e 1996 e depois, entre 2005 e 2008.

Também foi ex-presidente do PMDB, hoje MDB e, mesmo com a saúde debilitada, chegou a se candidatar para disputar a liderança do município em 2020, terminando em quarto lugar na disputa, vencida pelo prefeito Aderson Gouvea (PT). 

Em 2013, sofreu a perda trágica do filho Igor, médico como o pai, em um acidente enquanto viajava a Goiânia para tratar de um emprego, após ter feito residência média em urologia no estado de São Paulo. Familiares contam que Abner nunca mais se recuperou da morte do filho.

 

Em 21 de outubro de 2022, por iniciativa do sobrinho e então deputado estadual, Fernando Curado, Abner recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por ter feito história e contribuído para o desenvolvimento econômico do Estado de Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *