Eventos, Notícias

Diretor da Rádio Nova Fogaréu, Alex Pereira, foi um dos agraciados com a maior honraria concedida pelo município

A Festa do Patrimônio, realizada na última terça-feira (16) no Sesc Vila Boa, celebrou os 24 anos de reconhecimento da cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO e o avanço rumo aos 300 anos da antiga Vila Boa.

Na ocasião, foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito Cora Coralina, da Prefeitura da Cidade de Goiás, a maior honraria concedida pelo município. Ao todo, 12 personalidades foram agraciadas.

A comenda enaltece a poetisa Cora Coralina e homenageia indivíduos que contribuem para o desenvolvimento cultural, social e econômico, além do comprometimento com a preservação e valorização do patrimônio histórico-cultural da cidade.

Pelo seu relevante papel na comunicação e cultura em Goiás e no estado, um dos homenageados da noite foi o diretor da Nova Fogaréu, Alex Pereira. Mente inquieta, amante e incentivador da cultura e da comunicação, Alex Pereira atua há mais de 30 anos no jornalismo e na produção cultural.

Sua história na comunicação teve início na década de 90, em rádios locais da cidade de Goiás. No começo dos anos 2000, foi convidado para o tradicional jornal Diário da Manhã, onde atuou por quase 20 anos, destacando-se como um dos nomes à frente do DMTV, uma das primeiras TVs online do país. Alex Pereira também foi um dos fundadores e editor-chefe dos jornais DM Anápolis e Sudoeste, além de assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.

Com uma trajetória cultural iniciada na cidade de Goiás nos anos 90, Alex Pereira destacou-se como ator teatral, cantor premiado e em produções cinematográficas. A partir dos anos 2000, em Goiânia, consolidou-se como produtor cultural multifacetado, atuando na elaboração, gestão e execução de projetos em música, teatro, artes plásticas e audiovisual. Sua expertise no audiovisual abrangeu direção e produção de documentários, videoclipes e DVDs, incluindo a produção executiva do primeiro DVD de Marcus Biancardini e a contribuição para a fotografia e som de “Lobo Solitário – A Saga de um herói brasileiro”, premiado como Melhor Produção Goiana no FICA. Atualmente, como diretor executivo da Rádio Nova Fogaréu, ajuda a coordenar diversos projetos culturais na antiga capital.

“Receber a comenda neste momento de efervescência cultural da cidade de Goiás foi uma felicidade imensa. Meu coração está cheio de gratidão. Este prêmio não é só meu; ele pertence a todos que fazem parte da história da rádio, a começar por Dyogo Crosara, que trouxe este projeto para a cidade, e toda a nossa equipe, que contribui para esta jornada, pois o sucesso é sempre um esforço coletivo”, celebra o diretor.

Também receberam a medalha: Clóvis de Carvalho Brito, Déryk Santana, Divino Damasceno, Frei Cristiano Bhering, Heber Rezende, Inês Silva, Jonas Berquó, Leonardo Lacerda, Maria Luíza Póvoa, Maria de Fátima Cançado e Milton Gonçalves Junior.

Maria das Graças Siqueira, a Dona Xica do Quilombo Alto Santana, recebeu o diploma de Mérito da Cultura Popular Vilaboense.

“Esta comenda tem um significado simbólico muito forte. Primeiro, porque leva o nome da nossa poetisa maior e também uma empreendedora que ajudou no entendimento de que, após a transferência da capital, Goiás viveria de sua história: do seu patrimônio material e imaterial. E hoje, esta história é mantida por pessoas que se levantam, trabalham e criam para fazer um Goiás melhor. Esta medalha homenageia essas pessoas”, argumenta a secretária municipal de Cultura, Goiandira Ortiz.

Fotos: Fernando Arkanjo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *