Cidades, Eventos, Música, Notícias

Desfile de cavaleiros, shows e apresentações culturais integram a programação das Cavalhadas, nesta sexta-feira (25) e sábado (26). Veja programação

Pela terceira vez, a Cidade de Goiás faz parte do Circuito Cavalhadas, que este ano envolveu 15 cidades goianas. Na antiga capital, o festejo popular será realizado nesta sexta-feira (25) e sábado (26), com um leque de atividades.

O evento começará às 14h, na Praça do Chafariz com a concentração para o desfile dos Cavaleiros até o Estádio Hélios de Loyola.  A partir das 17h30 vai iniciar a encenação das Cavalhadas. 

Mas, além da tradicional encenação da luta entre Mouro e Cristões, nos dias do evento terão ainda atividades culturais, a exemplo de apresentação de Congo, performance do palhaço Saracura do Brejo e shows da dupla Bruno e Marcos e do cantor Carlos Rizzo. 

A Cidade de Goiás encerra o circuito que já passou por mais 14 cidades: Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Silvânia, Cedrolina (Santa Terezinha de Goiás), Corumbá de Goiás, Pilar de Goiás e Niquelândia.

As Cavalhadas 

As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cris

tãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doz e Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.

No Brasil, há registro do evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.

Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. Uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do Estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *