Cidades, Economina, Notícias

Curso de Medicina vem para Goiás? Veja a verdade por trás de documento de UniRV, que está circulando na internet

Sonho antigo dos moradores e administradores de diversas gestões da Cidade de Goiás, a possibilidade da chegada do curso causou frenesi nos moradores da antiga capital nos últimos dias. 

Isso aconteceu após começar a circular um documento da Universidade de Rio Verde (UniRV) que espalhou pelas redes sociais. Tal documento traz como resolução a aprovação da abertura do Curso de Medicina da instituição no município de Goiás, além de detalhes sobre a quantidade de vagas, entre outros. 

Sobre a vinda do curso, há duas notícias. A menos favorável é a de que não está certo de que a UniRV virá para a Cidade de Goiás. Mas, a positiva é de que há, sim, a possibilidade de abertura do curso de Medicina na Cidade de Goiás. 

Em entrevista ao programa da 99,7, Sala de Notícias, o prefeito Aderson Gouvea e o secretário de Administração e Finanças, Dorival Aquino explicaram que o Ministério de Educação (MEC) liberou dois cursos de medicina para fundações públicas, mas que possuem caráter privado, para a região oeste, que engloba o município de Goiás e para região norte. 

Na entrevista, eles explicaram que, até o momento, há duas instituições interessadas em trazer para a Cidade de Goiás o curso, a UniRV e o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Porém, as duas precisam apresentar projetos ao edital e aguardar o resultado, cuja previsão é que saia em fevereiro do próximo ano. 

Mas e o documento? De acordo com Dorival Aquino, ele é verdadeiro, porém trata-se de um procedimento interno. “Para que a instituição possa concorrer ao edital, ela precisa escolher uma cidade e aprovar um edital interno em seu conselho universitário. É esse documento que está circulando na internet. O documento demonstra o interesse da faculdade em concorrer ao edital”, esclarece. 

Ainda conforme o secretário, representantes da UniRV estiveram na Cidade de Goiás nesta quinta-feira (31), visitando locais como Hospital São Pedro, Policlínica, entre outros, acompanhados pela Secretária de Saúde, Beatriz de Sá Barbosa. 

“A grande notícia é que estamos sendo procurados e há interesse. E há uma grande possibilidade de que a faculdade venha. Estamos sendo disputados e criando condições para estarem aqui”, afirma Dorival. “A chegada do curso de Medicina muda a história de um local. Além da questão do conhecimento, também transforma a economia”, completa o prefeito. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *