Black Friday, data importada dos norte-americanos que traz uma série de liquidações, caiu nas graças dos comerciantes locais, que prepararam uma série de promoções para esta sexta-feira (24). Há muitas possibilidades de descontos, mas é preciso ficar atento para não cair em falsas ilusões e golpes.
Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo, o Ibevar, mostrou que nos primeiros anos do evento no Brasil havia um sentimento de desconfiança dos consumidores. O que faz sentido. Em 2020 o Ibevar identificou ofertas de lojistas que aumentaram em até 70% o valor do produto.
Por isso, para aproveitar a data e fechar compras vantajosas, é preciso estar atento a anúncios enganosos, estratégias de distorções e sites criminosos. O período de alto volume de vendas registra também golpes e ações que descumprem o direito dos consumidores.
Para ajudar o consumidor, o advogado Carlos Augusto, especialista no assunto, deu algumas dicas sobre direitos do consumidor:
Faça prints ou tire fotos das ofertas. Em caso de descumprimeiro, com provas, a empresa é obrigada a fornecer o desconto.
O direito de arrependimento em compras feitas fora do estabelecimento é de sete dias.
O consumidor tem direito à Garantia Legal: para os produtos não duráveis o consumidor tem 30 dias de garantia. E de duráveis, 90 dias. Se a empresa oferecer uma garantia, ela deve ser acrescentada à garantia legal.
Nas compras pela internet, cuidado com urls “.com”: A probabilidade de ser fraude é maior. Nas urls “.com.br” é mais fácil para as autoridades brasileiras encontrarem as pessoas responsáveis em caso de crimes.
Procurem seus direitos, caso tenham sido violados seus direitos de consumidor.
Foto: Agência Brasil